CI

Curso no Pantanal difunde o uso da ultrassonografia na pecuária


Para difundir o uso da ultrassonografia na pecuária, a Embrapa Pantanal e o Sindicato Rural de Corumbá, município a 444 quilômetros de Campo Grande, promoveram um curso de capacitação voltado para médicos veterinários e estudantes da área. O curso foi ministrado pelo pesquisador Ériklis Nogueira e contou com a participação da pós-doutoranda em reprodução animal Juliana Corrêa Borges.


A capacitação foi feita em duas etapas. Uma teórica, no Sindicado Rural de Corumbá, em que foram abordados a fisiologia reprodutiva dos bovinos, com temas como: controle endócrino, dinâmica folicular, condições patológicas de útero e ovário, diagnóstico de gestação e suas interpretações pela avaliação ultrassonográfica. A outra etapa, que foi prática, ocorreu nas Fazendas Band´alta e Nhuporã, localizadas próximas de Corumbá. Nesta fase os participantes aprenderam a operar o equipamento e as formas corretas da utilização do exame.

Segundo Nogueira, a utilização da ultrassonografia pode trazer inúmeros benefícios ao produtor como, por exemplo, o diagnóstico precoce (25-30 dias) de animais após a estação de monta ou de animais inférteis ou subférteis dos rebanhos de cria com patologias no útero e ovários, proporcionando a liberação das pastagens para os animais com potencial reprodutivo ótimo.


"Como outros exemplos de sua utilização, podemos citar a sexagem fetal precoce, a partir dos 60 dias, e a otimização de doadoras e receptoras de embriões", explica o pesquisador. "Nos casos de animais de alto padrão, sobretudo quando lançamos mão da transferência de embriões, pode ser de grande utilidade efetuar-se a sexagem precoce do feto para venda direcionada dos produtos", completa o pesquisador. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.