CI

Curso online aborda aspectos técnicos sobre fruticultura

Embrapa Clima Temperado e Emater/RS-Ascar realizam Curso Online sobre Fruticultura


Foto: Pixabay

De 15 a 24 de setembro, Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS) e Emater/RS-Ascar realizam Curso Online sobre Fruticultura. Em quatro lives, que correspondem a um módulo cada, serão abordados temas como implantação e manejo de pomares (15), doenças em viticultura (17), mosca-das-frutas (22) e as culturas da amora-preta e do mirtilo (24). As lives são gratuitas e realizadas sempre às 13h30min, no canal da Embrapa no Youtube: https://www.youtube.com/Embrapa.

O objetivo é difundir e ampliar a fruticultura como alternativa rentável e de diversificação, principalmente na região do Vale do Rio Pardo/RS. O foco é capacitar produtores e técnicos da região, mas o curso terá linguagem acessível a todos os públicos interessados na temática, inclusive de outras localidades.

Os quatro encontros virtuais serão mediados pela engenheira agrônoma da Emater/RS-Ascar Patrícia Grinberg. A atividade substitui o Dia de Campo da Fruticultura, que ocorria anualmente no parque da Expoagro Afubra, mas não será realizado neste ano em função da pandemia.

Módulos

O primeiro módulo, no dia 15 de setembro, aborda a Implantação e manejo de pomares. O pesquisador da Embrapa Clima Temperado Gilberto Nava e o assistente técnico da Emater/RS-Ascar Vivairo Zago destacam o preparo do solo e os cuidados com implantação e adubação para minimizar riscos.

O tema Doenças em viticultura será abordado no segundo módulo, no dia 17. Além de Zago, também falam sobre o assunto o pesquisador da Embrapa Uva e Vinho Lucas Garrido e o produtor Fábio Ceretta. Serão apresentadas possíveis soluções para diminuir a incidência de doenças na cultura da uva - um dos maiores gargalos na produção do Vale do Rio Pardo.

No terceiro módulo, no dia 22, o pesquisador da Embrapa Clima Temperado Dori Edson Nava, a engenheira agrônoma da Emater/RS-Ascar Miriam Trevisan e o produtor João Batista Frank tratam do manejo, monitoramento e controle da mosca-das-frutas em diferentes culturas.

Por fim, no dia 24, o pesquisador da Embrapa Clima Temperado Luís Eduardo Antunes, o extensionista rural da Emater/RS-Ascar Roger Terra de Moraes e o produtor Roberto Coletti falam sobre as culturas da amora-preta e do mirtilo. A ideia é capacitar agentes multiplicadores para estimular a diversificação por meio das pequenas frutas.

Importância do curso

De acordo com o supervisor do Setor de Implementação da Programação de Transferência de Tecnologia (SIPTT) da Embrapa Clima Temperado, Sergio Bender, a fruticultura é uma atividade muito rentável, gera empregos e garante sustentabilidade ao setor. “Agrega um valor praticamente imbatível em termos de receita por hectare. Então, qualquer produtor produzindo uma pequena área pode fazer um grande faturamento dessa atividade”, completou.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.