CI

Curso orienta sobre manejo de pastagem e conservação de forragem

A Embrapa Meio-Norte realizou em Acauã, Piauí, o curso Manejo de pastagem e conservação de forragem no semiárido piauiense.


A Embrapa Meio-Norte (Teresina, PI) realizou, nos dias 28 e 29 de setembro, em Acauã, Piauí, o curso Manejo de pastagem e conservação de forragem no semiárido piauiense.

O evento, que ocorreu na Associação Remanescente Quilombola Angical de Cima, teve como objetivo transmitir aos produtores familiares beneficiados pelo Programa Brasil sem Miséria (BSM) informações técnicas e práticas sobre o manejo e aproveitamento de pastagens e conservação de forragem.

Na programação, ocorreram aulas teóricas e práticas sobre os seguintes temas: Forrageiras indicadas para a alimentação animal no semiárido nordestino; Manejo de pastagens; Plantio; Tratos culturais e fitossanitários; Métodos de aproveitamento de pastos; Amoniação de palhada e Diferimento de pasto. "O curso levou informações acerca de algumas espécies forrageiras cultiváveis indicadas para o semiárido e teve um caráter prático para a melhoria das condições de trabalho dos produtores rurais. A Unidade Demonstrativa foi implantada com algumas dessas espécies como o mandacaru sem espinhos, palma miúda, sabiá, moringa, leucena e gliricídia", explica Pedro Rodrigues Neto, analista da Embrapa Meio-Norte.

Também fizeram parte do rol de temas apresentados, a Conservação de forragem; Fenação e Ensilagem. Já na aula prática, os participantes implantaram uma unidade de aprendizagem com banco de proteínas e receberam orientações sobre preparo de feno e de silagem.

O curso, ministrado pelos analistas da Embrapa Meio-Norte, Pedro Rodrigues Neto e Francisco das Chagas Monteiro, faz parte das ações planejadas pelo Programa Brasil sem Miséria para o Território da Cidadania Vale do Guaribas, no Piauí.

No local, também aconteceu uma oficina para levantamento de informações sobre as formas e técnicas de armazenamento e tratamento da água de chuva na comunidade. O objetivo desse momento foi identificar os principais usos das águas armazenadas nas cisternas para consumo humano e as formas de manejo e tratamento aplicados.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.