CI

Curso piloto de Agroecologia realizado em Lambari

Produção de orgânicos é crescente no Brasil

A produção de orgânicos é crescente no Brasil. O número de unidades produtivas deu um salto grande, passou dos 18 mil nos últimos 12 meses, em um aumento foi de 12%. Esse dado foi apresentado pelo Conselho Brasileiro de Produção Orgânica e Sustentável, no início deste ano.

Na constante busca por melhorias e diversidade para o produtor rural, que o Senar Minas promoveu, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Lambari, o primeiro Curso de Agroecologia de Minas Gerais com produtores do município.

Realizar cultivos em sistema agroecológico é o principal objetivo do curso. O treinamento de aperfeiçoamento é de 40 horas. O cronograma é dividido em atividades teóricas e práticas. O conteúdo ensina os tipos de agricultura (convencional, moderna e agroecológica), fatores e técnicas do processo produtivo, como executar o plano de desenvolvimento da unidade de produção, utilizando o diagnóstico anterior, de acordo com os preceitos da agroecologia. Tipos de Manejo de Artrópodes, preparo de insumos orgânicos (Preparar os insumos orgânicos, utilizando diversos resíduos para fertilização e controle fitossanitário disponíveis no local, seguindo técnicas preconizadas), tratos culturais, normas e práticas vigentes para comercialização dos produtos.

A ideia do treinamento também é apresentar indicativos de sustentabilidade (redução do uso de insumos externos, conservação do solo e da água, sustentabilidade da produção), proporcionando uma produção maior e com mais qualidade. O curso teve como instrutor Luís Francisco de Rosa Macedo. Segundo o profissional, podem participar de 8 a 10 alunos por turma, e as aulas teóricas se integram com as atividades práticas. “Diante da demanda apresentada pelos participantes, estamos com várias ideias para enriquecer ainda mais o curso”, conta o instrutor.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.