CI

Curso promove ações de conservação de solos no PR

Essa estratégia é decorrente da prioridade estabelecida pelo secretário da Agricultura e do Abastecimento, Erikson Camargo Chandoha, que defende a retomada da conservação de solos no Paraná


A Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab) e o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea-PR) estão promovendo uma série de cursos sobre conservação de solos em todo o Estado. Essa estratégia é decorrente da prioridade estabelecida pelo secretário da Agricultura e do Abastecimento, Erikson Camargo Chandoha, que defende a retomada da conservação de solos no Paraná.

O primeiro curso sobre Uso, Manejo e Conservação de Solos e Água foi realizado em Paranavaí, na semana passada, com a presença do secretário da Agricultura, Erikson Camargo Chandoha. Mais cursos serão realizados em outras regiões do Estado.

De acordo com o secretário, a retomada de ações para a conservação de solos representa o esforço de entidades públicas e privadas para que o Paraná volte a ser referência em preservação dos solos e água, como foi no final da década de 80 e até meados da década de 90. O secretário chama a atenção para a deterioração da conservação dos solos no Estado e que somente a técnica do plantio direto não é suficiente como prática de conservação. “O plantio direto com qualidade precisa ser complementado com outras técnicas de conservação como o terraceamento e os murunduns”, complementou.

Durante o primeiro curso, foram feitos treinamentos de 32 horas com produtores rurais, técnicos agrícolas, engenheiros agrônomos de cooperativas, de empresas de planejamento, autônomos, de secretarias municipais e de usinas de açúcar e álcool, do setor de fiscalização da Seab e de extensionistas da Emater. Eles foram capacitados para fazerem bons planos de conservação e uso do solo. Os cursos serão realizados em outras regiões do Estado e serão complementados por cursos à distância.

O curso de Paranavaí foi encerrado com práticas de terraceamento, presenciadas por Chandoha, pelo diretor técnico do Iapar, Arnaldo Colozzi Filho, pelo diretor administrativo da Emater, Carlos Eduardo Vercesi, pelo vice-presidente da Faep, Ivo Pierin Júnior e pela secretária municipal de Paranavaí, Eralda Daminelli Garcia.

Entre os palestrantes estavam Manoel Luiz de Azevedo, da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento; Oromar João Bertol; da Emater, Jonez Fidalski; do Iapar e Claodemir José Grolli, da secretaria municipal de Agricultura. A temática abordada tratou de classificação dos solos, classes de aptidão de uso do solo, física e manejo de solo e construção de terraços.

Participaram do curso outras entidades como Emater-PR, Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Sanepar, secretaria do Meio Ambiente e Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Em Paranavaí, essa parceria contou também com o apoio do Centro Tecnológico da mandioca (Cetem).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.