CI

Cursos do Senar/SC propõem novas alternativas de renda as famílias rurais

A meta é beneficiar mais de 5.200 produtores rurais


"Aprender a fazer, fazendo!" Com esta premissa o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), promove neste mês de dezembro 325 cursos gratuitos em todo o território catarinense. A meta é beneficiar mais de 5.200 produtores rurais.

Mensalmente, o Senar/SC oferece treinamentos voltados à formação profissional rural (FPR) e promoção social (PS). As ações na linha de FPR envolvem atividades de apoio agrossilvipastoril, pecuária, agroindústria, agricultura, atividades relativas à prestação de serviços, silvicultura e aquicultura. Na linha de promoção social, as atividades possuem caráter educativo e preventivo como educação, artesanato, cultura, esporte e lazer, alimentação e nutrição, saúde e organização comunitária.
“Os treinamentos propõem novas alternativas de renda às famílias rurais. São maneiras de aperfeiçoar o conhecimento dos produtores sobre as atividades que já desenvolvem ou de oferecer novas possibilidades de produção agropecuária para ampliar os ganhos das propriedades e garantir melhor qualidade de vida para quem vive no campo”, ressalta o superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi.
Entre as capacitações oferecidas, na próxima segunda-feira (3), no norte do Estado, estão a de operação e manutenção de roçadeira em áreas de reflorestamento em Caçador, de aplicação de agrotóxicos em Canoinhas, produção caseira de biscoitos em Irineópolis, operação e manutenção de colheitadeiras automotrizes em Mafra, inclusão digital rural em Major Vieira e cultivo de plantas medicinais em Três Barras.
No Vale do Itajaí, o treinamento de primeiros socorros reunirá, na segunda-feira (3), produtores em Agrolância, de confecção de vestido, camisa e casado em Imbuiá e de boas práticas de manipulação de alimentos para agroindústrias em José Boiteux. Na mesma data, na região sul, ocorrem os cursos de confecção de camisola e pijama em Balneário Gaivota, beneficiamento e transformação de peixes e frutos do mar em Florianópolis, confecção de langerie em Laguna, pintura em tecido em Imarui e Meleiro, bordado em chinelos em São José e conservas de hortaliças e temperos em Santo Amaro da Imperatriz.

No Planalto Serrano, estão previstas para segunda-feira (3) as capacitações de reformas e pequenas costuras em Anita Garibaldi, de inseminação artificial em bovinos em Bocaina do Sul, conservação do solo em Correio Pinto, crochê e confeitaria em São Joaquim. No mesmo dia, a região do meio oeste contará com curso de conservas de frutas em Abdon Batista, rédeas em Água Doce e Erval Velho, embutidos e defumados de carne suína em Brunopólis, pintura em tecido em Vargem Bonita, doces de leite e iogurte e confecção de bermuda, saia e calça em Joaçaba, instalação e manutenção de redes elétricas em Erval Velho e crochê em Arroio Trinta.
No oeste, entre os treinamentos para segunda-feira (3) estão o de jardineiro em Abelardo Luz, pintura em tecido em Ipira, gestão ambiental em propriedades rurais em Concórdia, pintura em vidro em Ipumirim, artesanato em couro em Quilombo e inclusão digital rural em Seara e Xanxerê, produção caseira de massas para congelamento, confecção de tapetes e inseminação artificial em bovinos em Xanxerê.
Entre os cursos que serão desenvolvidos no extremo oeste estão o de confecção de vestido, camisa e casaco em Santa Terezinha do Progresso, controle agroecológico de pragas e doenças em Dionísio Cerqueira; produção caseira de biscoitos em Tunapólis; conservas de frutas em Iporã do Oeste; qualidade do leite em Palmitos; inclusão digital rural em Paraíso; cortes, assados e empanados de frango em São José do Cedro; confeitaria em Novo Horizonte e cestaria em palha de milho em São Miguel da Boa Vista.
Os demais treinamentos podem ser encontrados no site do Senar/SC (www.senar.com.br), que traz as especificidades, carga horária, local e data de realização. Para participar, o produtor deve procurar o Sindicato Rural do seu município. Outras informações podem ser obtidas também pelo telefone (48) 3333-0322.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.