CI

Cursos Soja Plus esclarecem duvídas de produtores rurais em MG e MS

Produtores rurais têm dúvidas sobre Normas Trabalhistas, Código Florestal e CAR


Nos três estados onde o Soja Plus está presente – Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais -, as dúvidas de pequenos e grandes produtores são semelhantes em relação a: 1) metragem das distintas áreas de preservação permanente (APP); 2) formas de compensação da reserva legal (RL); 3) legislação trabalhista. O papel do Soja Plus será ainda mais importante nesta fase, com a implementação do novo marco regulatório ambiental e regulamentação do Cadastro Ambiental Rural (CAR).

 O Programa Soja Plus, de gestão econômica, social e ambiental da propriedade rural (www.sojaplus.com.br), chegou a Minas Gerais. Em setembro e outubro, foram desenvolvidos quatro cursos de capacitação sobre o novo Código Florestal, com foco no CAR e no Programa de Regularização Ambiental (PRA), para cerca de 200 produtores rurais, gerentes de fazendas, técnicos agrícolas e estudantes de ciências agrárias.

De acordo com o gerente de sustentabilidade da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), Bernardo Pires, “existe uma grande ansiedade para que seja logo regulamentado o CAR, pois o produtor quer se regularizar”. 

Os organizadores do programa só estão esperando essa regulamentação, por parte do Ministério do Meio Ambiente, para iniciar cursos de esclarecimento sobre o Sistema de Cadastro Ambiental Rural (SiCAR). “O produtor precisa se informar, pois está inseguro para tomar qualquer decisão a respeito de alocação e formas de recomposição das áreas de preservação e da reserva legal, e sobre o prazo para fazer o CAR”, acrescenta o gerente de sustentabilidade da Abiove.

Palestras, cursos e assistência técnica a produtores - O Soja Plus, que se iniciou por Mato Grosso em 2011, estendeu-se ao Mato Grosso do Sul em julho deste ano. Agora, em Minas, começa o contato com os produtores rurais, em uma primeira etapa, por meio de palestras de sensibilização e cursos sobre legislação social e ambiental. A segunda fase da capacitação de produtores rurais e gerentes de fazendas é dedicada a cursos técnicos e, na terceira, ocorre a assistência técnica na fazenda, de forma individualizada.

Em MG e MS já foram ministradas as palestras, e agora começa a fase dos cursos em ambos os estados. Em Minas, 13 profissionais estão envolvidos com a capacitação fornecida pelo Soja Plus em Patrocínio, Alto Paranaíba e Viçosa, municípios tradicionalmente agrícolas do estado.

Parcerias em Minas - Em 2014, o Soja Plus iniciará atividades de assistência técnica e extensão rural na região de Alto Paranaíba e Patos de Minas, Uberaba e Uberlândia. Esse trabalho será feito pela Abiove em parceria com a Algar Agro, a Universidade Federal de Viçosa (UFV) Rio Paranaíba, o Sebrae e o Senar/MG. Segundo Pires, a proposta é replicar o trabalho bem-sucedido no Mato Grosso, com oficinas de campo para produtores, cursos teóricos em sala de aula sobre a rigorosa legislação social e ambiental brasileira, e assistência técnica individual nas fazendas.

Soja Plus no MS – Nesse estado, nos últimos dois meses, 534 produtores rurais foram capacitados e receberam informações de como melhorar a gestão ambiental, social e econômica da fazenda. Trata-se de um trabalho valioso, pois ajuda os proprietários rurais a evitar multas e autuações por parte do Ministério do Trabalho, do Ibama e de órgãos estaduais e municipais de meio ambiente. Tudo isso de forma gratuita. O Soja Plus não cobra nada dos produtores rurais pela capacitação que eles recebem.

Entre agosto e setembro, o Soja Plus ofereceu palestras sobre os objetivos do programa, a NR 31, o Código Florestal e sobre adequação de construções rurais. Participaram dessas atividades produtores e gerentes de fazendas do MS. Os cursos aconteceram em Laguna Carapã, Naviraí e São Gabriel do Oeste.
Para novembro, estão programados cursos em Maracaju, Rio Brilhante, Itaporã, Chapadão do Sul e Amambai. Outros municípios do estado receberão capacitação: Aral Moreira, Bonito, Costa Rica, Dourados, Sonora, Sidrolândia, Caarapó e Ponta Porã. Também no MS, em 2014, os produtores que passaram pelos cursos do Soja Plus receberão assistência técnica individual nas fazendas.

Os organizadores do Soja Plus/MS são Abiove, Aprosoja/MS, Senar/MS, Famasul e os sindicatos rurais municipais.

Para mais informações sobre o Soja Plus/MS, clique em 
http://www.youtube.com/watch?v=a9cHNoMjtO8

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.