CI

Curta as festas juninas - Por Luiz Marins

Pense nisso!


Se você procurar conhecer a história das festas de junho, terá uma grande motivação para participar de uma das mais ricas tradições do Brasil, que marca, no Hemisfério Sul, a chegada do inverno com a noite mais longa do ano, no dia 24 de junho, o chamado solstício de inverno, quando a terra está mais afastada do sol. 

As festas juninas são comemoradas de Norte a Sul do Brasil quando se revive de forma intensa as comidas e bebidas típicas, doces tradicionais, música, dança e trajes típicos de uma riqueza histórica fantástica para quem tiver olhos para ver e entender. 

Por isso quero pedir a você, para não ser ignorante e participar ativamente dos festejos de junho, que é comparável às grandes festas populares que tanto admiramos na Europa nos países Asiáticos. 

Entender e cultuar a história é um dos mais importantes componentes de um povo realmente civilizado. Sem compreender e cultuar a história, as tradições, as origens, as pessoas se equiparam a máquinas sem alma, sem valores, sem raízes. 

Mas para curtir com toda a intensidade que merece, essas tradições precisam ser estudadas e conhecidas. 

Vinda de Portugal, a tradição das festas em homenagem aos Santos de Junho - Santo Antônio (13); São João (24) e São Pedro (29) foi reforçada pela vinda de outros povos da Europa a partir do Século 19. Aqui no Brasil, a tradição original se mesclou com a cultura indígena e africana e fez de nossas festas de junho únicas e espetaculares em todos os sentidos. 

Tudo nas festas tem um rico significado histórico que precisa ser conhecido: a fogueira, o mastro, a dança da quadrilha (de origem francesa), os doces, as simpatias, etc. 

Entre na internet e conheça a origem completa dessa festa e curta com toda a intensidade essa rica tradição da nossa nação brasileira.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.