Curva de preços do boi, suíno e frango vem se caracterizando pela anormalidade

Agronegócio

Curva de preços do boi, suíno e frango vem se caracterizando pela anormalidade

O mercado do boi, suíno e frango vivos revela que nos últimos três meses o produtor vêm enfrentando uma evolução de preços anormal
Por:
427 acessos

O acompanhamento de mercado do boi, suíno e frango vivos revela que nos últimos três meses (setembro, outubro e novembro corrente) o produtor vêm enfrentando uma evolução de preços anormal, os valores recebidos fugindo totalmente ao padrão apontado pela curva sazonal.

A curva sazonal apenas reflete, de maneira clara, os períodos de safra e entressafra do boi. Mas não está restrita a ele, pois frango e suíno também apresentam o mesmo comportamento sazonal. Ou seja: aonde o boi vai, os dois vão atrás.

Mas neste ano, de setembro para cá, o desempenho de mercado das três espécies fugiu totalmente ao padrão sazonal. Pois, em vez das altas habituais no segundo semestre, todos enfrentaram redução de preço em relação a agosto, permanecendo desde então em estabilidade relativa ou total.

Aparentemente, o caso mais gritante é o do frango vivo, cujo preço não apresenta qualquer alteração desde o final de agosto. Mas bovino e suíno também tem apresentado variações mínimas de preços e só agora, na antevéspera das Festas, é que o mercado de suínos começa a dar algum sinal de reversão. 
 


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink