CI

Curva de preços do boi, suíno e frango vem se caracterizando pela anormalidade

O mercado do boi, suíno e frango vivos revela que nos últimos três meses o produtor vêm enfrentando uma evolução de preços anormal


O acompanhamento de mercado do boi, suíno e frango vivos revela que nos últimos três meses (setembro, outubro e novembro corrente) o produtor vêm enfrentando uma evolução de preços anormal, os valores recebidos fugindo totalmente ao padrão apontado pela curva sazonal.

A curva sazonal apenas reflete, de maneira clara, os períodos de safra e entressafra do boi. Mas não está restrita a ele, pois frango e suíno também apresentam o mesmo comportamento sazonal. Ou seja: aonde o boi vai, os dois vão atrás.

Mas neste ano, de setembro para cá, o desempenho de mercado das três espécies fugiu totalmente ao padrão sazonal. Pois, em vez das altas habituais no segundo semestre, todos enfrentaram redução de preço em relação a agosto, permanecendo desde então em estabilidade relativa ou total.

Aparentemente, o caso mais gritante é o do frango vivo, cujo preço não apresenta qualquer alteração desde o final de agosto. Mas bovino e suíno também tem apresentado variações mínimas de preços e só agora, na antevéspera das Festas, é que o mercado de suínos começa a dar algum sinal de reversão. 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.