CI

Custo da produção de frangos no Paraná sobe e pesa no bolso do produtor

Maior desembolso se concentrou em mão de obra, energia elétrica, lenha e cama


O custo total da avicultura no Paraná subiu 5% em relação ao levantamento de abril de 2017, informou a Federação de Agricultura do Estado do PR (Faep). Segundo o órgão, o aumento dos custos variáveis foi de 7% no mesmo período.

De acordo com a federação, foram coletadas informações de 33 tipos de aviários, de 12 tamanhos diferentes, cujos padrões tecnológicos e de manejo são os mais comuns entre os avicultores locais.

O maior desembolso dos produtores se concentrou em quatro itens principais: mão de obra (37%), energia elétrica (17%), lenha (16%) e cama (7%). Juntos, eles responderam por 77% do custo variável médio no Paraná.

O custo variável, segundo a Faep, representou 68% do custo total na região de Cambará. Nesta região, a despesa com mão de obra e lenha foi a maior entre as pesquisadas bem como o gasto com energia, que foi o terceiro maior.

Assim como no levantamento do primeiro semestre, Cascavel apresentou custos diferenciados em relação à média paranaense. O custo variável foi o segundo menor do Estado (R$ 4,65/m²), perdendo apenas para Dois Vizinhos. Por outro lado, o custo médio das instalações e equipamentos foi o maior de todas as regiões, superando em 16% a média do m² apurada no Paraná.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.