CI

Custo de produção de proteínas continua alto

"Atualmente, o grande fator impactante é o embate entre Rússia e Ucrânia"



Foto: Marcel Oliveira

De acordo com dados divulgados pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), o aumento dos custos de produção na avicultura, suinocultura, pecuária de corte, pecuária de leite e aquicultura deve continuar. A afirmação é de Guilherme Palumbo, gerente de Ingredientes da MCassab Nutrição e Saúde Animal, divulgada em comunicado nesta semana.

“A China é nosso principal fornecedor de matérias-primas para alimentação animal e ainda enfrenta problemas de produção, com capacidade reduzida devido às restrições impostas pela questão ambiental e, também, aos surtos de coronavírus da variante ômicron, dada a tolerância zero à covid no país. Esse cenário traz incertezas sobre a disponibilidade de insumos, o que posterga a regulação dos estoques globais, assim como as questões logísticas", analisou o especialista, que continua.

"Atualmente, o grande fator impactante é o embate entre Rússia e Ucrânia, que desestabiliza a cadeia de suprimentos de importantes matérias-primas, como petróleo, gás natural, milho, soja e trigo, refletindo-se diretamente na inflação global.”

Ele ainda destacou que a carência de alguns microingredientes no mercado brasileiro nos primeiros três meses de 2022 tende a ser equacionada neste segundo trimestre. “O que preocupa é que, desde o final de 2021, o produtor brasileiro não consegue retorno econômico devido ao incremento dos preços dolarizados. O custo da alimentação aumentou com consistência e o cenário incerto mantém o pessimismo no curto prazo”, disse.

“Diante desse cenário, meu conselho para os produtores é manter a calma. Precisamos aproveitar esse momento raro da queda do dólar e administrar bem os estoques para os próximos passos”, concluiu.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.