CI

Custo do algodão do MT está em alta

“Essa estimativa de custo de maio foi superior à estimativa de abril"


O estado do Mato Grosso é o maior estado produtor de milho e algodão do Brasil e o Instituto Mato-grossense de Economia Agrícola (Imea) indicou recentemente que o custo de produção de ambas as safras em 2019/2020 está aumentando. De acordo com Michael Cordonnier, da Soybean & Corn Advisor, Inc, os agricultores estão no processo de planejamento de suas safras 2019/20, que começarão a ser plantadas em agosto e setembro. 

Segundo ele, “para a produção de milho de alta tecnologia, o Imea está estimando que o custo de produção em 2019/2020 será de R$ 2.724 por hectare. Isso equivaleria a aproximadamente US $ 3,13 por bushel se um agricultor produzisse 100 sacas por hectare (92,4 bu / ac) usando uma taxa de câmbio de 3,8 reais por dólar”. 

“Essa estimativa de custo de maio foi superior à estimativa de abril, devido principalmente a um despertar de 2,7% da moeda brasileira, que influenciou a compra de insumos cotados em dólares. O custo de produtos químicos agrícolas aumentou 2,4% em maio, enquanto o custo dos macronutrientes caiu 1,2% em maio. O declínio no custo dos macronutrientes foi devido à redução da demanda dos EUA causada pela redução da área plantada de milho. O custo do frete para mover os fertilizantes dos portos do sul do Brasil para o Mato Grosso na verdade diminuiu em maio devido a uma maior disponibilidade de caminhões”, completa. 

Agricultores do município de Nova Mutum, por exemplo, localizado na região centro-norte do Mato Grosso, estimam que se o preço do milho fosse de US$ 2,15 por bushel, seria necessário um rendimento de 120 sacas por hectare, ou 110 bu / ac para quebrar. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.