Custo x preço do frango vivo: evolução nos últimos 12 anos e meio (150 meses)
CI
Imagem: Pixabay
CUSTO

Custo x preço do frango vivo: evolução nos últimos 12 anos e meio (150 meses)

Custo e preço tiveram evolução muito similar até, pelo menos meados de 2019
Por:

A confrontação do custo de produção (levantamento iniciado pela Embrapa Suínos e Aves em janeiro de 2010) com o valor recebido pelo produtor (na granja, interior paulista, conforme levantamento da Jox Assessoria Agropecuária) revela que – apesar das variações típicas de safra e entressafra das matérias-primas e/ou das condições de mercado da carne de frango – custo e preço tiveram evolução muito similar até, pelo menos meados de 2019.

Naquele ano, no mês de junho e comparativamente a janeiro de 2020, o custo de produção registrado apresentou aumento de 118,97%, enquanto o preço alcançado pela ave viva aumentou 117,43% – diferença de apenas 1,54 ponto percentual.

Veja mais informações sobre as cotações

Já em junho passado essa diferença subiu para 43,25 pontos percentuais. Porque, comparativamente aos valores registrados em 2010, o preço recebido pelo produtor aumentou perto de 280%, enquanto o incremento no custo ultrapassou os 323%.

Isso leva a constatação de que a maior parte do aumento de custo registrada nesses 12 anos e meio (150 meses) esteve concentrada em apenas 36 meses, ou seja, entre julho de 2019 e junho de 2022.

Para comprovar, basta acrescentar que nos, 10 anos transcorridos entre 2010 e 2019, o custo levantado pela Embrapa Suínos e Aves evoluiu a uma média de 8% ao ano. Já de julho de 2019 até junho passado (espaço de três anos e já considerando as três últimas quedas de custo) o aumento médio foi de, praticamente, 25% ao ano.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.