CI

Custos de produção de frangos de corte e de suínos caem pelo terceiro mês consecutivo

Principal item de custo na composição dos ICPs é a nutrição dos animais


Principal item de custo na composição dos ICPs é a nutrição dos animais

Os custos de produção de frangos de corte e de suínos divulgados pela CIAS, a Central de Inteligência de Aves e Suínos da Embrapa (www.embrapa.br/suinos-e-aves/cias), registraram o terceiro mês consecutivo de quedas em setembro. O ICPFrango/Embrapa oscilou 3,55%, caindo para 211,50 pontos (o menor valor de 2016), enquanto o ICPSuíno/Embrapa teve uma variação negativa de 5,17%, fechando em 233,96 pontos.

Principal item de custo na composição dos ICPs (70,99% no caso dos frangos de corte e 79,25% no dos suínos), a nutrição dos animais chegou a recuar 5,06% no cálculo do índice para a produção de suínos.

O ICPSuíno acumula agora alta de 14,70% no ano e de 19,15% nos últimos 12 meses. Já o ICPFrango tem em 2016 um aumento de 6,30%, chegando a 11,03% nos últimos 12 meses (desde outubro de 2015). Em junho deste ano, os dois índices chegaram à pontuação recorde: 253,74 pontos para os custos de produção de suínos e 242,32 pontos para os de produção de frangos de corte.

ICP/Embrapa

Os índices de custos de produção foram criados em 2011 pela equipe de socioeconomia da Embrapa Suínos e Aves e Conab. O ICPFrango/Embrapa refere-se aos custos de produção no Paraná para aviário tipo climatizado em pressão positiva, modelo referencial de produção. Já o ICPSuíno/Embrapa é obtido a partir de resultados de custos da produção de suínos em sistema ciclo completo em Santa Catarina.

Aplicativo Custo Fácil

Disponível para download gratuito, o Custo Fácil auxilia o produtor integrado e a assistência técnica a organizar as informações necessárias para estimar o custo de produção e obter relatórios úteis para a gestão da granja. O aplicativo é indicado para integrados com contratos de parceria e de comodato para os sistemas de produção de suínos em creche e terminação, produção de leitões e frango de corte. O aplicativo pode ser baixado em telefone celular ou tablet com sistema Android clicando no ícone da Play Store e fazendo a busca por "Custo Fácil" ou "Embrapa".

Planilha de cálculo do custo de produção do integrado

A Embrapa Suínos e Aves disponibiliza gratuitamente no site da CIAS uma planilha eletrônica que ajuda produtores integrados de suínos e de frango de corte na gestão da granja. A planilha permite ao produtor integrado e à assistência técnica inserir os coeficientes técnicos bem como o valor dos investimentos em instalações e equipamentos e despesas operacionais, gerando resultados de custos de modo fácil e uma estimativa da Taxa Interna de Retorno (TIR) do investimento realizado.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.