CI

Custos de produção do gado de corte continuam aumentando

São Paulo continua despontando em relação aos demais na avaliação dos custos mensais da atividade, acumulando aumento de 12% ao longo do ano


Os Indicadores Pecuários Regionais, elaborados pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/USP), revelam que os custos da pecuária brasileira aumentaram em julho em relação ao mês anterior. O Custo Operacional Total (COT) foi ajustado em 0,94%, enquanto o Custo Operacional Efetivo (COE) subiu 1,08%. No acumulado do ano (janeiro a julho), os desembolsos efetivos já subiram 7,34%, e os totais, 7,59%. A pesquisa abrange dez dos principais estados que se destacam na pecuária (GO, MT, MS, PA, RO, RS, PR, MG, TO e SP).

São Paulo continua despontando em relação aos demais na avaliação dos custos mensais (operacionais) da atividade, acumulando aumento de 12% ao longo de 2007, e de 11% no COT. Em julho, as maiores variações registradas no custo foram no Paraná, de 2,69% e 2,43%, respectivamente. Os menores custos foram em Tocantins, tanto mensais quanto no ano. Quanto à valorização do preço da arroba do boi gordo, destaque para o Rio Grande do Sul, com alta de 12,83% em julho e 20,87% em sete meses. As informações são da assessoria de imprensa da CNA.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.