CI

Dados da Operação ‘Avante Rural’ são apresentados em Sant’Ana do Livramento

Ação contra o abigeato trouxe boas perspectivas na intensificação da segurança para o meio rural gaúcho


Após três meses de intensa atuação nas regiões da Campanha e Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, 56 propriedades rurais visitadas, cerca de 2.000 pessoas fiscalizadas e mais de 1.300 veículos abordados, a Operação ‘Avante Rural’ teve seus dados apresentados nesta terça-feira (13), em uma reunião no Parque da Rural de Sant’Ana do Livramento.

Lançada oficialmente no mês de outubro, em Sant’Ana do Livramento, a operação é capitaneada pela Brigada Militar e surgiu como forma de intensificar  o combate aos delitos de abigeato, contrabando, descaminho e crimes conexos nos 22 municípios da sua área de abrangência. A ação também conta com o forte incentivo do Governo do Estado, do Sistema FARSUL e dos Sindicatos e Associações Rurais.

Os dados foram apresentados pelo Coronel da Brigada Militar e Comandante Regional de Polícia Ostensiva da Fronteira Oeste (CRPO-FO), Kleber Rodrigues Goulart, que destacou os excelentes resultados obtidos durante este período: “Estamos numa curva descendente no que se refere aos crimes rurais praticados na nossa região que é tão agredida pelo abigeato”. Além do trabalho feito diretamente nas propriedades rurais, a área urbana também está na rota de abordagem através da fiscalização de pontos de abate e venda de carnes.

Segundo o comandante, além dos efetivos já existentes das patrulhas rurais que permanecem nos municípios, uma equipe foi formada por 15 policiais militares especializados em patrulhamento rural, selecionados entre as unidades de Sant’Ana do Livramento, São Borja, Bagé e Uruguaiana. Para auxiliar no policiamento ostensivo, foram utilizadas cinco viaturas que durante os meses de outubro, novembro e dezembro, percorreram mais de 21 mil quilômetros na realização de inspeções de locais, barreiras policiais, visitas em propriedades rurais e combate à receptação.
 
Para o Diretor Administrativo do Sistema FARSUL, Francisco Lineu Schardong, a Operação ‘Avante Rural’ representou o trabalho e esforço comum do meio rural, das autoridades policias e do Governo do Estado no que se refere aos direitos de proteção à propriedade do campo: “Há muitos anos que não se tinha um trabalho tão ativo e importante como este. O produtor rural pode, hoje, se sentir um pouco mais seguro”, comenta.
 
Cerca de 50 pessoas estiveram presentes no Centro de Eventos da Rural de Livramento entre elas: presidentes de diversas regionais do Sistema FARSUL; o Assessor de Segurança da FARSUL e Coronel da reserva da Brigada Militar, Jerônimo Ferreira Barbosa; representantes da Inspetoria de Defesa Agropecuária de Sant’Ana do Livramento e o comandante do 2º RPMon, Coronel Adilomar Jacson Silva. O evento também contou com a presença do presidente da Associação e Sindicato Rural de Sant’Ana do Livramento, Luiz Cláudio Pereira de Andrade e os presidentes dos Sindicatos Rurais dos municípios de Alegrete, Rosário do Sul, Dom Pedrito, São Vicente do Sul, Santo Augusto, São Gabriel, São Sepé, Cachoeira do Sul e Santiago.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.