CI

Daninhas reduzem em 75% produção de florestas plantadas

O tamanho da perda vai variar de acordo com a dinâmica e condições culturais da floresta


Foto: Marcel Oliveira

O Brasil tem 10 milhões de hectares de áreas de florestas plantadas, sendo a maioria de eucaliptos (76,3% do total) e pinus (19,8%). No total, 4.867 municípios tiveram produção florestal em 2019, cujo valor atingiu R$ 20 bilhões. Os dados são da pesquisa Produção da Extração Vegetal e da Silvicultura (PEVS 2019), divulgada pelo  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

As florestas plantadas também demandam cuidados de manejo como pragas e doenças e plantas daninhas que podem causar perdas de 20% a 75% o rendimento da floresta, segundo dados do Departamento de Produção Vegetal da Esalq-USP. 

O tamanho da perda vai variar de acordo com a dinâmica, tamanho do banco de sementes das ervas daninhas e as condições culturais da floresta, mas em qualquer cenário, os herbicidas são extremamente importantes. "Manusear corretamente os herbicidas se torna, ainda mais, importante para controlar plantas daninhas nas florestas de pinus e eucaliptos, onde é comum encontrar grande variedade da espécie", afirma Ricardo Cassamassimo, gerente de marketing da Bayer Brasil.

A empresa acaba de lançar um herbicida seletivo indicado para o controle pré-emergente das plantas infestantes nas culturas de pinus e eucaliptos oferecendo baixa mobilidade no solo, com amplo espectro de ação. Chamado de Block, o produto apresenta riscos reduzidos de fitotoxicidade por volatilização, ideal para períodos úmidos e de transição tendo maior eficácia quando aplicado em solo limpo.

Na silvicultura as infestações costumam se desenvolver em condições adversas com temperaturas extremas e tipos variados de solos. As plantas daninhas apresentam alta capacidade de produzir sementes viáveis, com variadas formas de dispersão. “Por isso, é tão importante que o agricultor saiba utilizar o produto adequado da forma correta no momento certo e com o manejo ideal”,  afirma Cassamassimo.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.