CI

Datagro projeta alta em produção de açúcar no CS em 2019/20, a 29,7 mi t

Produção de açúcar do centro-sul está estimada em 26,5 milhões de toneladas


Na safra atual, praticamente finalizada, a produção de açúcar do centro-sul está estimada em 26,5 milhões de toneladas. A Datagro também revisou sua estimativa para a moagem de cana no centro-sul na próxima temporada, para 583 milhões de toneladas, ante 570 milhões de toneladas em outubro, dizendo que as chuvas melhoraram a condição dos canaviais. Para o ciclo vigente, que termina neste mês, a consultoria vê o processamento de cana em 570 milhões de toneladas.

A produção de etanol foi projetada em 30,2 bilhões de litros no centro-sul em 2019/20, ante 30,5 bilhões de litros em 2018/19. O número inclui etanol à base de milho, que para a próxima safra é estimado em 1,15 bilhão de litros, disse Plinio Nastari, presidente da Datagro, durante evento sobre o setor em Ribeirão Preto (SP), principal polo canavieiro do país.

O Brasil reduziu sua produção de açúcar em quase 10 milhões de toneladas na temporada que está chegando ao fim, com usinas alocando uma quantidade recorde de cana para a produção de etanol. As unidades utilizaram apenas 35 por cento da matéria-prima para produzir açúcar, conforme os preços globais do adoçante se mantiveram baixos.

Apesar de projetar uma maior produção de açúcar em 2019/20, Nastari ainda vê usinas direcionando mais cana para o etanol no início da próxima temporada, já que a demanda pelo biocombustível no Brasil permanece forte e seus preços fornecem melhores retornos.

Ele disse que os atuais preços do etanol hidratado em São Paulo, maior mercado de combustível do país, são equivalentes a um hipotético valor de 15,26 centavos de dólar por libra-peso do açúcar bruto.

Nastari disse esperar que as usinas iniciem a moagem um pouco mais tarde que o normal, possivelmente na segunda semana de abril, devido a fatores climáticos. “Elas vão aguardar para que os campos de cana se recuperem, já que está chovendo muito. E elas possuem estoques de etanol para cerca de 15 dias de consumo”, afirmou.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.