CI

Datagro vê safra de cana do CS de 574,6 mi t em 14/15, afetada pelo clima

Produção de açúcar deve ser ligeiramente elevada


A estimativa para moagem de cana do centro-sul do Brasil na nova safra 2014/15 foi reduzida para 574,6 milhões de toneladas, enquanto a estimativa para a produção de açúcar foi ligeiramente elevada, em função de uma melhora dos preços da commodity no mercado internacional, após efeitos do clima na principal região produtora do país, disse a consultoria Datagro nesta segunda-feira.


A estimativa anterior da Datagro apontava para uma moagem de 580 milhões de toneladas em 14/15. Na safra anterior, que está terminando oficialmente ao final de março, a moagem da região somou 596 milhões de toneladas, segundo a empresa.

"Estas estimativas levam em conta as condições do clima no centro-sul que indicavam, até meados de fevereiro, uma situação de estresse hídrico, que foi parcialmente aliviado a partir de meados de fevereiro", disse o presidente da Datagro, Plínio Nastari, em conferência com jornalistas durante o Global Agribusiness Forum, em São Paulo.

Ele acrescentou que somente agora, no final de março, é que as chuvas retomaram uma melhor regularidade.

Além do clima, atipicamente seco para o período, a incidência de algumas pestes, como a broca, a cigarrinha e os besouros, também contribuem para uma perda de produtividade.

Nastari lembrou que é preciso manter a atenção ao clima, por seu potencial de influenciar a oferta de cana ao longo do ano.

"Estamos atentos com o clima, e ficaremos atentos até o final de abril, porque as chuvas de março e abril são fundamentais para o desempenho da safra no segundo semestre", afirmou.

AÇÚCAR

A Datagro elevou sua expectativa de volume de cana destinada à produção de açúcar, em função da alta dos preços no mercado internacional, que repercutiram os efeitos do clima nos canaviais do centro-sul, região que responde por cerca de 90 por cento da produção nacional.


A estimativa para a produção de açúcar em 14/15 ficou em 33,2 milhões de toneladas no centro-sul do país, contra projeção anterior de 32,5 milhões de toneladas.

Na safra anterior, o centro-sul do Brasil produziu 34,28 milhões de toneladas, segundo a Datagro.

"A revisão na moagem (de açúcar em 14/15 ante 13/14) ocorre por uma combinação de menor volume de cana e também pela menor concentração de açúcar (na cana), por conta desta condição climática desfavorável", disse Nastari.

Nastari ressaltou que os preços do açúcar em Nova York, que estavam em torno de 14 centavos por libra-peso em janeiro, saltaram para quase 18,50 centavos por libra-peso em março, em meio aos problemas climáticos no Brasil.

"Os preços do açúcar retrocederam agora para cerca de 17 centavos, mas ainda devem seguir sustentados em 2014", disse o presidente do Datagro.

A Datagro estimou ainda o excedente exportável de açúcar do centro-sul em 23,5 milhões de toneladas no ciclo 2014/15, contra 24,6 milhões da temporada que está terminando.

ETANOL

A produção de etanol do centro-sul em 2014/15 foi estimada em 23,63 bilhões de litros, dos quais 11,6 bilhões de litros na forma de anidro (para mistura na gasolina) e 12,03 bilhões de litros de hidratado (usado nos carros flex fuel).

Para o etanol, a Datagro vê uma redução nas vendas externas do centro-sul para 1,7 bilhão de litros, em comparação com exportações na safra 2013/14 de 2,65 bilhões de litros.

"Com a produção menor, haverá menos excedente exportável e a recuperação de preços no mercado interno brasileiro, que já foi observada, também faz com que se tenha preferência para alocar estes volumes para o mercado doméstico", disse Nastari.

A produção de etanol no ciclo 2012/13 foi de 25,52 bilhões de litros, dos quais 11,04 bilhões de litros foram de anidro e 14,48 bilhões de litros de hidratado.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.