De olho no futuro, SENAR Minas capacita produtores rurais para recuperação de nascentes

Agronegócio

De olho no futuro, SENAR Minas capacita produtores rurais para recuperação de nascentes

Produtores rurais da comunidade de Chaves estão comemorando os resultados do curso de Recuperação e Proteção de Nascentes, ofertado pelo SENAR Minas.
Por:
864 acessos

Produtores rurais da comunidade de Chaves, na zona rural de Rio Paranaíba, na região do Alto Paranaíba, estão comemorando os resultados do curso de Recuperação e Proteção de Nascentes, ofertado pelo SENAR Minas no mês passado.

Mais de 200 famílias vivem na comunidade, que fica a cerca de 30 quilômetros da cidade. A renda dos moradores se baseia no cultivo de alimentos e criação de gado de leite. No ano passado, durante a seca mais severa, os produtores rurais viveram momentos de desespero: viram as nascentes praticamente secarem, e, consequentemente, amargaram prejuízos com a queda na produção. “Todos nós tivemos que nos virar. Gastamos dinheiro para contratar caminhões pipa, mas ainda assim foi um período muito difícil”, relembra a produtora rural Juliana Silva.

Neste ano, a realidade é outra na comunidade. Após o curso, que teve participação de onze produtores rurais, a comunidade viu o volume de água da nascente do Córrego Olhos D’água, na bacia do Rio Paranaíba, aumentar em mais de cinco vezes.

Isso só foi possível graças ao intenso trabalho realizado pelos produtores rurais durante os três dias de curso. Antes de se agarrarem às ferramentas e partirem para a mata, ouviram informações importantes do instrutor Marco Túlio Freitas. “Nos primeiros momentos, conversamos sobre o ciclo hidrológico das nascentes, técnicas utilizadas na recuperação, e até mesmo legislação ambiental”.

Em seguida, hora de pegar no pesado. Os participantes do curso fizeram a limpeza da área no entorno da nascente, construíram uma pequena barragem com massa de cimento, e finalizaram o trabalho colocando os canos de saída de água, pedras e lonas que irão proteger o olho d’água da nascente.

“Nascente recuperada é rio abastecido. Após o trabalho de recuperação, se tem muito mais água, e muito mais limpa. Água é tudo para o produtor rural. Além de valorizar a terra, é essencial para o desenvolvimento do agronegócio”, finaliza Marco Túlio.

“Essa é uma das ações do Programa Nosso Ambiente, e o Sindicato dos Produtores Rurais de Rio Paranaíba tem assumido um papel de protagonista na região, pude ver essa ação in loco”, destaca o gerente regional do Senar em Patos de Minas Sérgio de Carvalho Coelho.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink