CI

Debatedores destacaram relevância do meio rural para o desenvolvimento da economia

Cassel ressaltou que o meio rural tem ligação profunda com as três principais agendas que centralizarão as atenções mundiais nos próximos anos


A importância do agronegócio para os setores de comércio e serviços e a questão ambiental como agenda fundamental para o desenvolvimento da economia e a disponibilidade de alimentos foram algumas das discussões presentes no Seminário Federasul de Sustentabilidade, que trouxe o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, e o líder da bancada ruralista da Câmara Federal, deputado Ronaldo Caiado.

Em sua fala, Cassel ressaltou que o meio rural tem ligação profunda com as três principais agendas que centralizarão as atenções mundiais nos próximos anos: meio-ambiente, com uma mudança necessária de posturas dos governos; a matriz energética, possibilidades importantes para o pais e o Rio Grande do Sul e, principalmente, a segurança e soberania alimentar. “Todas elas têm a ver com o desenvolvimento rural”, disse.

Falando em seguida, o deputado Ronaldo Caiado defendeu a importância do produtor rural seja qual for o seu porte. De acordo com ele, apesar de existir a necessidade de políticas diferenciadas, o setor precisa ser encarado pelo governo como um motor real da economia, com os incentivos adequados para que não sofra empobrecimento, ocorrido em outros momentos do país.

O presidente da Federasul, José Paulo Dornelles Cairoli, pontuou a relação entre o setor de comércio e serviços e o rural, enfatizando que a economia depende do sucesso do agronegócio. De acordo com ele, quando a agricultura e a pecuária estão em crise, seja por fatores climáticos ou conjunturais, a circulação de renda diminui sensivelmente e postos de trabalho são fechados no setor secundário. Quando o campo vai bem, a autoestima e o otimismo no Estado melhoram, pontuou.

O evento ocorreu no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, durante a Expointer, no último sábado. As informações são da assessoria de imprensa da Federasul.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.