Declaração anual de rebanho será entre junho e outubro
CI
Imagem: Divulgação
PRAZO

Declaração anual de rebanho será entre junho e outubro

O período tradicional para a atividade é de janeiro a maio, mas devido a necessidade de mais tempo para implantação da declaração digital, o prazo foi alterado
Por:

A Declaração Anual de Rebanho no Rio Grande do Sul em 2022 deverá ser feita entre os meses de junho e outubro. O período tradicional para a atividade é de janeiro a maio, mas devido a necessidade de mais tempo para implantação da declaração digital, o prazo foi alterado.

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural está elaborando, junto com a Procergs, um sistema on-line para a declaração. A fase agora é de desenvolvimento do formulário que, segundo o chefe do Departamento de Controle e Informações Sanitárias da SeapDR, Francisco Lopes, será muito mais denso e completo. Antes, era um formulário impresso, frente e verso. "Agora, com a necessidade de informações mais detalhadas, o formulário deverá contemplar uma gama maior de dados e, ao mesmo tempo, ser de fácil entendimento e preenchimento pelo produtor rural."

Até o final do mês de abril, técnicos dos departamentos de epidemiologia e educação sanitária estarão reunidos com representes das regionais da secretaria, para definir quais os campos que deverão constar no formulário. “Essa troca de ideias com quem está no interior e conhece o dia a dia do produtor será fundamental para a elaboração de um formulário mais amigável possível”, explica Lopes.
 
O presidente do Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal do RS, Rogério Kerber, destaca que as informações mais completas são um diferencial importante após a certificação de área livre de febre aftosa sem vacinação, obtida pelo Rio Grande do Sul em 2021. “É preciso que o produtor fique atento ao prazo diferenciado este ano e se prepare para a inovação tecnológica que está sendo desenvolvida, permitindo que a declaração seja feita on-line, com mais praticidade e segurança". 
 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.