CI

Defensivos contra Helicoverpa são mais eficientes quando aplicados à noite

Lagarta vai para a parte de cima da planta da soja



O melhor momento para a aplicação de defensivos agrícolas contra a Helicoverpa armigera nas lavouras de soja é no início da noite. A recomendação é do pesquisador da Fundação MS, José Fernando Grigolli.

O período é o ideal porque é nesse intervalo de tempo que a lagarta vai para a parte de cima da planta da soja. Durante o dia ela se mantém na parte inferior para evitar altas temperaturas e exposição ao sol.

Também para o controle da lagarta Falsa Medideira, o conselho de Grigolli é de que a aplicação de defensivos seja feita antes das 10 horas da manhã, ou após as 16 horas. “Independente da condição climática, fora desse período, a lagarta permanece embaixo da planta dificultando o manejo”, explica.

 
As orientações do pesquisador ocorreram durante a apresentação dos resultados de pesquisas desenvolvidas a partir da safra da soja 2013/2014, realizada pela Fundação MS, em parceria com o Serviço de Aprendizagem Rural (Senar/MS). Ele apresentou a palestra “Ocorrência e controle das principais pragas e doenças na soja” na quarta-feira (14.05) na sede da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Sistema Famasul).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.