Defesa Civil reconhece situação de emergência em cinco cidades
CI
Imagem: Marcel Oliveira
CLIMA

Defesa Civil reconhece situação de emergência em cinco cidades

Municípios estão localizados no Rio Grande do Norte e no Rio Grande do Sul
Por: -Eliza Maliszewski

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), reconheceu, nesta quinta-feira (16), a situação de emergência em cinco cidades de dois estados brasileiros atingidos pela falta de chuvas. A portaria com o reconhecimento foi publicada no Diário Oficial da União.

No Rio Grande do Norte, os municípios de Marcelino Vieira e Triunfo Potiguar tiveram a situação de emergência reconhecida em razão da seca. Já em João Dias e em Rafael Fernandes, o problema é a estiagem, que é uma ausência de chuvas menos prolongada do que a seca.

Também devido à estiagem, Júlio de Castilhos, no Rio Grande do Sul, foi outra cidade a entrar em situação de emergência.

Apoio financeiro

Com o reconhecimento federal, os gestores municipais podem pedir apoio financeiro ao MDR para atendimento à população atingida, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura pública danificada.

A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a especificação do montante a ser liberado.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.