CI

Defesa Civil reconhece situação de emergência por seca em cidades de Mato Grosso

O Ministério reconheceu a situação de emergência em 272 municípios em sete estados em decorrência ao longo período de seca e estiagem


O Ministério da Integração Nacional reconheceu a situação de emergência em 272 municípios em sete estados em decorrência ao longo período de seca e estiagem. Destes municípios cinco estão localizados em Mato Grosso. A declaração os gestores municipais poderão contar com benefícios oferecidos pelo Governo Federal.

Em Mato Grosso, conforme a Portaria nº 194, que consta no Diário Oficial da União (D.O.U.) que circulou na última sexta-feira, 11 de novembro, tiveram reconhecimento de situação de emergência os municípios de Canabrava do Norte, Canarana, Nova Xavantina, Vila Rica e Tangará da Serra.

De acordo com o Ministério da Integração Nacional, o reconhecimento permite aos municípios que tenham direito a benefícios, como é o caso da renegociação de dívidas no setor da agricultura junto ao Banco do Brasil. 

A Defesa Civil, como o Agro Olhar comentou anteriormente, em setembro já havia reconhecido situação de emergência para Água Boa, Cláudia e Querência também em decorrência ao stress hídrico.

No Estado o stress hídrico provocou cerca de 9 milhões de toneladas de perdas somente entre a soja e o milho. Culturas como feijão e algodão também tiveram quebras. No estado, a quebra na soja foi de aproximadamente 1 milhão de toneladas e estima-se que cerca de R$ 1 bilhão tenham deixado de circular no Estado. Na cultura de milho o resultado foi 7,2 milhões de toneladas a menos que colhido na safra 2014/2015, o que levou a aproximadamente R$ 2,470 bilhões deixarem de circular.

Barão de Melgaço

Ainda conforme a Portaria nº 194, o município de Barão de Melgaço também recebeu reconhecimento de situação de emergência. Entretanto, o reconhecimento foi devido à contaminação de água que abastece a cidade, localizada na região do Pantanal.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.