CI

Definida programação da 4ª Semana Arrozeira de Alegrete/RS

A 4ª Semana Arrozeira de Alegrete começará no dia 28 de maio


Treinamentos culinários, degustação de pratos e bebidas à base de arroz, palestras com profissionais renomados, debate sobre comercialização de arroz, programação no interior, culminando com o tradicional Baile do Arroz. A programação da Semana Arrozeira de Alegrete será ampla, garante o presidente da Associação dos Arrozeiros de Alegrete, Henrique Dornelles:

- Nossa principal abordagem será demonstrar as qualidades do arroz enquanto alimento rico e versátil. O consumo de arroz está em queda no Brasil ao mesmo tempo em que aumentam os níveis de obesidade, o que não pode ser coincidência. Porém não nos furtaremos de discutir questões atuais, como a legislação ambiental e a crise que afeta o mercado.

A 4ª Semana Arrozeira de Alegrete, evento oficial do município desde 2008, começará no dia 28 de maio com a Missa de Ação de Graças na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição Aparecida, onde haverá recolhimento de doações de arroz. No domingo a especialista em inteligência alimentar Débora Marques dará um treinamento às 17 horas para as senhoras arrozeiras, que demonstrarão pratos à base de arroz preparados segundo este preceito. Em seguida haverá uma palestra motivacional com o Professor Daltro e um coquetel com mostra de produtos.

Na segunda-feira, 30 de maio, inicia pelo Mariano Pinto a programação na zona rural, durante os turnos da manhã e da tarde. Às 8:30, o administrador e engenheiro Miguel Ângelo Ribeiro apresenta a palestra “O Que é ter Sucesso na Vida?”. Em seguida, a nutricionista Maria Ximena Mèndez palestrará sobre o tema “Saúde e Consumo Saudável”. Durante a tarde, a turma será dividida em oficinas: uma nutricional e de culinária com a Nutr. Ximena e uma oficina de manejo de irrigação para os colaboradores da lavoura com o Eng. Agr. Uillian Pilecco. Esta programação será realizada nos Polo Educacional Homero Alves Pereira (Mariano Pinto), CTG Tradição do Rio Grande (Rincão de São Miguel), Polo Educacional Murilo Nunes Oliveira (Conceição) e no Sindicato Rural de Manoel Viana.

Ainda na segunda-feira, no turno da tarde, nutricionistas, merendeiras e responsáveis pela alimentação dos estudantes da rede escolar terão o workshop “Arroz na Merenda Escolar: Mais do que um Prato Cheio”, com a especialista em grãos Leila Picolli da Silva, professora da UFSM. No fim da tarde e diariamente em duas edições entre segunda e quarta-feira, acontece o workshop de gastronomia com o chef Carlos Eduardo Linassi, ligado à escola de gastronomia do Senac em Porto Alegre. À noite, a conceituada nutricionista Ana Laura Guimarães palestrará sobre o tema “Alimentação á Base de Arroz x Fast Food”. Fechando a noite, o jantar de apresentação das candidatas à sucessão de Isadora Wünsch como Rainha do Arroz.

Na terça-feira pela amanhã no CTG Farroupilha, realiza-se o Encontro dos Comitês de Bacia do Pampa e à tarde o Wokshop “Tecnologias Mais Limpas na Lavoura de Arroz e na Propriedade Rural”, com a participação dos consultores do Irga Cláudio Mundstock e Vera Mussói Macedo e do biólogo coordenador do projeto Alianza del Pastizal, Anibal Parera. Às 19:30 o Dr. Carlos Nascimento, médico e presidente do Instituto Brasileiro de Produção Sustentável (IBPS), palestra sobre o tema “Arroz e a Saúde”. Na quarta-feira o consultor de mercado especialista no comportamento dos consumidores de arroz, Tiago Sarmento Barata, traz em sua palestra o tema “Na Prática: Buscando Caminhos para a Sustentabilidade Econômica para a Cadeia Produtiva do Arroz no RS”.

A quinta-feira terá como atração principal a participação da Escola de Gastronomia Aires Scavone (EGAS). Durante a palestra ‘Diversificando o Consumo” haverá degustação de pratos orientais e bebidas preparadas à base de arroz, como a cerveja artesanal e o saquê. Em seguida acontece o Jantar das Premiações com a entrega do troféu O Taipeiro, tradicionalmente conferida à personalidades que se destacaram na defesa da orizicultura; do Selo Ambiental do Irga às lavouras alegretenses que cumpriram com as normas legais de proteção ambiental; das indenizações do Pagapedra safra 2010/2011; e também o lançamento do tema da 5ª Semana Arrozeira.

Com um intervalo na sexta-feira, no sábado, dia 4 de maio, acontece o tradicional Jantar-Baile do Arroz, com a escolha das soberanas do arroz e baile com animação do Musical Caravelle, de Porto Alegre.

- Temos a certeza de termos montado uma Semana Arrozeira abrangente e de qualidade, onde se possa debater e conhecer a fundo o principal produto de nossa região. Este é um dos eixos necessários para sairmos desta crise e demonstrar que o arrozeiro de Alegrete não baixa a cabeça na dificuldade – finaliza Dornelles.

As informações são da assessoria de imprensa da Associacão dos Arrozeiros de Alegrete.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.