CI

Definidas as ações do PNDS 2011 para Santa Catarina

Projeto prevê a implantação de Boas Práticas de Fabricação em algumas agroindústrias


O Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS) está dando os primeiros passos deste ano no estado de Santa Catarina. Depois de grandes resultados de aumento de vendas de frigoríficos parceiros após a divulgação de novos cortes e de ações de destaque na área da indústria, o estado se prepara para as novas atividades. Em 2011, o Projeto prevê para Santa Catarina a implantação de Boas Práticas de Fabricação em algumas agroindústrias participantes do diagnóstico realizado em 2010, como continuidade de adequação e capacitação industrial, englobando os conceitos de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC), Procedimentos Padrão De Higiene Operacional (PPHO), para adequação das indústrias às exigências de mercado, além do lançamento do Manual de Boas Práticas Agropecuárias em Suinocultura para produtores do estado.

Já na área de comercialização, o Sebrae/SC junto à Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), pretendem inovar. A ideia dos organizadores é incluir a carne suína na SC Gourmet, mostra brasileira de queijos, vinhos e delikatessen, que acontece em Blumenau, com um jantar em diversos pratos da culinária alemã com vinhos catarinenses, sensibilizando o público a respeito da versatilidade e saudabilidade da carne. Para Ênio Parmegiani, gestor do Sebrae/SC, o mercado desconhece a versatilidade da carne suína e ações como essa disseminam em grande escala informações necessárias para o aumento de consumo.

A formação de multiplicadores em curso de cortes também está programada para acontecer durante os próximos meses e, terá como foco, a preparação de profissionais para atuarem nas agroindústrias participantes do Projeto. Ainda nesta área, há possibilidade de incluir uma grande rede de hipermercados na Campanha “Um Novo Olhar...”, com a divulgação das qualidades da carne suína, ampliando seu espaço nas gondolas, com a capacitação dos profissionais dos açougues da rede.

Para conscientizar consumidores e formadores de opinião e desmistificar a carne suína, o plano de trabalho do estado prevê a realização palestras para estudantes e profissionais de nutrição, gastronomia e turismo de Faculdades e Universidades do estado com o objetivo de formar futuros profissionais que saibam os valores nutricionais da carne suína desvinculados do preconceito. A ação é ousada porque contempla a realização de palestras em sete cidades do estado. Para Gilson Alberto dos Santos, coordenador de projetos de agronegócio do Sebrae/SC, “o contato direto com o consumidor pode mudar efetivamente sua impressão sobre a carne suína”. Para ele, o segredo do sucesso está na informação.

Na área de produção o PNDS conquistou um importante aliado. Por meio da parceria com o Senar Nacional, o Senar/SC está empenhado em colaborar com as ações na área de produção. A partir do segundo semestre, estarão disponíveis cursos modulares na área de suinocultura para treinamento dos colaboradores e gerentes das granjas. O objetivo é colaborar na formação da mão de obra e disponibilizar aos produtores ferramentas para apoiar na gestão da propriedade.

“Desenvolver o PNDS no maior estado produtor de suínos do Brasil é um desafio para a ABCS e as parcerias estaduais são essenciais para o alcance das metas propostas”, destaca a coordenadora nacional do PNDS, Lívia Machado, e completa “ A estabilização de preços pagos ao produtor no ano de 2010 mesmo com queda de 11% na exportação e aumento de 3% na produção demonstra que estamos no caminho certo, o desenvolvimento do mercado interno”. A mesma visão tem o diretor executivo da ABCS, Fabiano Coser, que acredita que a melhor remuneração para produtores (integrados ou independentes) está diretamente ligada ao aumento expressivo de venda da carne suína.

As informações são da assessoria de imprensa da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.