CI

Dejeto de suíno será usado para energia em Santa Catarina

Acordo entre Eletrosul e Unochapecó prevê a instalação de 40 biodigestores


A Eletrosul e a Universidade Comunitária Regional de Chapecó (Unochapecó) assinaram na sexta-feira (12-01) convênio de R$ 172 mil para o diagnóstico econômico e sócio ambiental em 10 municípios gaúchos e 19 municípios catarinenses. O objetivo é identificar locais de instalação de 40 biodigestores, que transformarão dejeto suíno em energia.

De acordo com o presidente interino da Eletrosul, Ronaldo Custódio, o projeto total prevê investimento de 3,7 milhões, em dois anos. Custódio disse que a Eletrosul está incentivando projetos que reduzam o impacto ambiental e ampliem as fontes de geração de energia renováveis.

Para o reitor da Unochapecó, Gilberto Agnolin, a iniciativa possibilita resolver um problema crônico da região, que é a contaminação dos mananciais por dejetos suínos, gerando energia e renda nas propriedades rurais.

O financiamento dos biodigestores se encaixa no projeto Alto Uruguai de Energia, Cidadania e Meio Ambiente, desenvolvido pela universidade em parceria com movimentos sociais e prefeituras, nos 29 municípios. O coordenador do projeto Alto Uruguai, Nedilso Brugnera, disse que as propriedades serão selecionadas com base na produção de dejetos e a disponibilidade de servir como local de visitas e modelo para multiplicação da experiência.

"Esse projeto será modelo de uso racional de energia para todo o país", afirma Brugnera. O diagnóstico também vai elaborar um balanço energético de cada município, para sugerir medidas de redução do desperdício de energia. Para o secretário-executivo do projeto, Sadi Baron, a proposta vai possibilitar aos agricultores a solução de problema e geração de renda. Cada metro cúbico de dejeto suíno gera um quilowatt de energia.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.