CI

Dekalb promove revolução nos campos americanos

Principal foco das pesquisas e desenvolvimento de produtos da marca para o milho está no melhor controle de insetos e de plantas daninhas


Principal foco das pesquisas e desenvolvimento de produtos da marca para o milho está no melhor controle de insetos e de plantas daninhas, aumento da produtividade e captação de mais nitrogênio

Depois de colocar este ano no mercado americano o milho Genuity TM Smartstax, que propicia o controle de pragas aéreas e de solo, além de tolerância a herbicidas, a Dekalb promete uma verdadeira revolução no campo nos próximos anos, com fortes investimentos em pesquisas que farão com que cheguem ao mercado cada vez mais produtos que atendam às necessidades dos agricultores e os auxiliem a produzir mais de forma mais sustentável.

Genes que aumentam o potencial de produtividade do milho, sistemas que conseguem proteger a produtividade e que, portanto, podem trazer um rendimento de 30% a mais na colheita; tolerância à seca e utilização de tecnologia Bt juntamente com a de interferência de RNA da planta e que, dessa forma, trarão ainda mais controle sobre os insetos, são apenas alguns exemplos do que está por vir.

“Fazemos melhoramento de milho no mundo inteiro. Nossos melhoristas estão sempre descobrindo e testando novos genes. Estamos trabalhando em características para proteger a planta de insetos e plantas daninhas. Neste momento estamos nos concentrando na tecnologia Triple VT PRO, de maior controle de lagartas e que pode nos trazer maior produtividade. Outra vantagem é a menor aplicação de inseticidas e melhora na qualidade do grão. Continuamos desenvolvendo essas tecnologias e as testando em várias regiões”, declara Jason Hoag, líder da marca Dekalb nos Estados Unidos e que participou do Farm Progress Show, a maior feira agrícola do País, que começou na terça-feira e termina hoje (quinta-feira, 2 de setembro), na cidade de Boone, no cinturão do milho americano.

Um dos produtos que vêm sendo desenvolvidos e que tem gerado mais expectativas entre os produtores é o que contém o gene de tolerância à seca. “O produto deve chegar ao mercado americano em 2012. A planta deve produzir 10% a mais do que a planta que não tem o gene de tolerância. Este foi o resultado que obtivemos recentemente no estado do Kansas”, diz Hoag.

Olhar nacional

O produtor brasileiro Renato Zaika Jr., campeão do Concurso de Produtividade Dekalb, de Ponta Grossa (PR), que visitou nesta quarta-feira (01)  a Farm Progress Show, é um dos mais animados com a tecnologia que no futuro pode beneficiar a sua região, de chuvas irregulares. “Acho que vamos aumentar muito a produção com a biotecnologia. Além da tolerância à seca, plantas com mais produtividade e facilidade de manejo vão fazer toda a diferença no campo. Imaginem reunir tolerância à seca, mais controle de lagartas e ainda ser Roundup Ready. É um conjunto ótimo para o agricultor”, acredita. “A biotecnologia é hoje, sem dúvida, a maior ferramenta para se aumentar a produção e baratear o custo agrícola”, completa.

O gaúcho Adilson Rubilar de Valle, da Fazenda Granja de Valle, em Quatro Irmãos (RS), também campeão de produtividade Dekalb que visitou a feira e conheceu nesta semana tecnologias que estão sendo plantadas nos campos americanos, concorda com o colega paranaense. “A estiagem é o principal limitante de produtividade em nossa região. Um produto que seja resistente a ela será fantástico, assim como outros prometidos para manejo de ervas”, afirma, lembrando que tecnologias com tolerância a pragas e insetos são de igual importância.

“Muitas das tecnologias Dekalb, marca que trabalha fortemente a questão da inovação, já se consolidaram. A de resistência a insetos é uma delas. Para se ter uma ideia, VT, Doble PRO e Triple PRO diminuíram minha venda de inseticidas de 200 mil libras para 50 mil em uma safra. Os agricultores estão muito animados com as novas tecnologias”, declara o produtor norte-americano Saale Bonderer, 52, que, juntamente com os filhos Adon, 26, e Scot, 24, estão à frente da Saale Farm & Grain Co., uma empresa familiar localizada no Missouri (EUA), que cultiva soja e milho em 2,5 mil acres e também atua, entre outras atividades, no segmento de suporte aos demais agricultores da região, ajudando-os a se tornarem mais produtivos.

Outro gene testado e que vem sendo desenvolvido está relacionado com a eficiência no uso do nitrogênio. Ele permitirá que as raízes consigam ter maior captação de nitrogênio e, portanto, terão mais produtividade. A tecnologia deve chegar ao mercado americano em meados da próxima década.

Tecnologias que os americanos estão plantando neste ano

Milho Genuity SmartStax TM – Tecnologia que propicia o mais absoluto espectro de controle de pragas aéreas e de solo, além de tolerância a herbicidas. O tudo em um com oportunidade maior de produtividade.

Milho Genuity VT Triple PRO TM – Tecnologia que propicia duplo modo de ação para controle de pragas de solo, combinada com a proteção de pragas aéreas e a tecnologia Roundup Ready2 para milho. Oportunidade de grãos de maior qualidade.

Milho Genuity VT Double PRO TM - Tecnologia que combina toda proteção de YieldGard VT PRO (dois modos de ação contra a lagarta do cartucho, lagarta da espiga e broca do colmo) com a tecnologia Roundup Ready2 para milho. O único com dois genes de modos de ação contra insetos.

Pioneirismo e inovação

Fundada em 1912 na cidade de Dekalb, nos Estados Unidos, a Dekalb é uma marca global, encontrada, além do Brasil, em países como Índia, Indonésia, Japão, China, Coreia, França, Alemanha, Itália, África do Sul, Argentina, México e Canadá, entre outros.

Primeira marca a lançar, no mundo, um híbrido geneticamente modificado, o milho Roundup Ready, em 1998, a Dekalb investe mais de US$ 1 bilhão por ano em pesquisa e desenvolvimento. No Brasil, também foi a primeira marca de sementes de milho a comercializar um híbrido geneticamente modificado, o milho YieldGard, em 2008, estando sempre à frente de seus concorrentes.

Marca da inovação, oferece resultados desafiadores para os agricultores que desejam ser líderes, trazendo o melhor em termos de produtividade, alta performance e liderança tecnológica.

As informações são da assessoria de imprensa da Dekalb.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.