CI

Delegacia Federal do ES participa de seminário de agricultura orgânica

“Tendências de mercado para a agricultura orgânica”.


Ao longo deste desta segunda-feira (7), aconteceu o Seminário de Agricultura Orgânica no Instituto Federal do Espírito Santo, no Campus Santa Teresa. Representando a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) no Espírito Santo, o delegado Aureliano Nogueira da Costa, que é engenheiro agrônomo e grande conhecedor do tema, esteve presente no evento.

De acordo com nota publicada pelo Sebrae, organizador do seminário, o objetivo é apresentar tendências e casos de sucessos de grupos de agricultores familiares que conseguiram se diferenciar no mercado. Um deles é a Cooperativa de Produtores Ecologistas de Garibaldi/RS (COOPEG), cujo presidente, Jorge Mariani, vai falar sobre a agregação de valor na produção de alimentos orgânicos por meio de produtos diferenciados. 

Sobre a distribuição e atuação em rede como diferenciais competitivos na venda de produtos orgânicos, quem vai falar é Charles Pereira Lima, representando a Cooperativa Mista de Agricultores Familiares de Itati, Terra de Areia e Três Forquilhas/RS (COOMAFITT). No final da programação, Maria Beatriz Bley Martins Costa, diretora do Planeta Orgânico faz palestra com o tema “Tendências de mercado para a agricultura orgânica”. 

Ainda nesta segunda-feira (7), o delegado da Sead participou também de uma reunião com 15 cooperativas assistidas pelo Programa Mais Gestão no município de Venda Nova do Imigrante, na Região Serrana do estado.

Semana produtiva
Amanhã, dia 8 de novembro, Aureliano Nogueira da Costa vai fazer uma apresentação dos programas executados pela Sead no estado do Espírito Santo na Assembleia Legislativa, às 10h, no Plenário Judith Leão Castello Ribeiro. A participação na Comissão de Agricultura contará também com a presença de deputados estaduais e instituições parceiras e o objetivo é detalhar o funcionamento de políticas como o  Programa de Aquisição de Alimentos  (PAA), o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec Campo), Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), entre outros.

Na quarta-feira, dia 9, será o lançamento do Plano Safra na Região Norte do ES, no município de São Mateus. A programação começa às 13h, na  Faculdade Vale do Cricaré (R. Humberto Almeida Franklin, 01, Bairro Universitário). Na quinta, a mesma programação acontece, também a partir das 13h, na Fazenda Experimental do Incaper de Bananal do Norte, no Distrito de Pacotuba, na cidade de Cachoeiro de Itapemirim. “A agenda é intensa e colocará a Sead à disposição dos agricultores familiares, além de destacar a importância dos programas de apoio e fortalecimento da agricultura familiar no Espírito Santo”, destaca o delegado Aureliano Nogueira da Costa.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.