CI

Demanda a descoberto

A produção agrícola do mundo precisa aumentar 60% até 2050 para atender à população de 9 bilhões de pessoas no mundo


A produção agrícola do mundo precisa aumentar 60% até 2050 para atender à população de 9 bilhões de pessoas no mundo – 2 bilhões a mais que o número atual –, de acordo a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO). Neste cenário, a meta fixada pela entidade para o Brasil é o incremento de 40% da produção, o maior porcentual entre todos os países citados pela entidade.


Se o crescimento nacional continuar nos patamares das últimas décadas, a meta será alcançada. Em 1976, quando teve início a nova agricultura brasileira, o país produzia 46,9 milhões de toneladas de grãos e fibras. De acordo com levantamento da Expedição Safra Gazeta do Povo, a safra 2012/13 será de 185 milhões de toneladas, crescimento de 295% em relação à década de 70.

Ainda de acordo com o estudo da FAO, o Brasil tem papel fundamental como fornecedor de alimentos nas próximas décadas, por dispor de forte desenvolvimento do setor agrícola. Para a Confederação Nacional da Agricultura (CNA), o aumento da produção de grãos pode ocorrer sem desmatamento e com o uso intensivo de novas tecnologias.


30 milhões de hectares podem ser irrigados no Brasil, de acordo com cálculo de representantes do agronegócio, rendendo uma safra a mais por ano nessas áreas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.