CI

Demanda chinesa de couro importado começa a enfraquecer

Nos primeiros meses de 2018 as importações caíram 10% em relação ao ano anterior


O mais novo relatório do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) indicou que a demanda chinesa por couro importado começa a se enfraquecer. De acordo com o relatório, a China é de longe o maior importador de couros e peles do mundo, abastecendo a indústria de produção maciça de pele. 

“Contudo, as importações nos últimos cinco anos foram decaindo ligeiramente. Por exemplo, nos primeiros meses de 2018 as importações caíram 10% e relação ao mesmo período do ano passado. Os fatores responsáveis por isso são a substituição de material, taxas de mão-de-obra mais caras, novas políticas ambientais, consolidação na indústria e questões comerciais”, diz o relatório. 

Segundo o departamento, a indústria do couro enfrenta forte concorrência da substituição por materiais sintéticos à base de petróleo, principalmente na fabricação de calçados, que usa mais peles do que qualquer outra indústria. “Em comparação com os calçados tradicionais de couro, os calçados feitos com materiais sintéticos, como os tecidos raiados, costumam ser mais leves, e muitas vezes vistos como mais coloridos e modernos por alguns consumidores chineses”, diz o USDA. 

Tanto os fabricantes como os curtumes disseram que suas encomendas de calçados de couro caíram significativamente devido a esses materiais substitutos de baixo custo. Nesse cenário, os dados indicam que a mudança para esses materiais sintéticos também foi exacerbada nos últimos anos pelos altos preços de couro, que atingiram o pico de US$ 100 por unidade em 2014.  

“Embora os preços de couro tenham caído para apenas US$ 30 por unidade em 2018, os fabricantes de calçados ainda acreditam na tendência de usar materiais substitutos. É irreversível”, finaliza o relatório.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.