CI

Demanda por alimentos pode subir até 56%

Os resultados do estudo apoiam fortemente a visão de que a demanda por alimentos aumentará


Foto: Pixabay

Mais de 820 milhões de pessoas no mundo não têm o que comer, enquanto as mudanças climáticas e a competição crescente por terra e água estão aumentando as preocupações sobre o equilíbrio futuro entre a oferta e a demanda de alimentos. Os resultados de uma revisão de 57 estudos da Universidade de Wageningen publicados na Nature Food podem ser usados para comparar as projeções de segurança alimentar global e informar a análise de políticas e o debate público sobre o futuro dos alimentos. 

Os cientistas costumam usar projeções e cenários globais quantificados para avaliar a segurança alimentar global futura de longo prazo sob uma variedade de cenários socioeconômicos e de mudança climática. No entanto, devido às diferenças no desenho do modelo e nas premissas do cenário, há incerteza sobre a extensão da demanda futura de alimentos e a população em risco de fome.  

Este estudo, que foi publicado na revista Nature Food , enfocou esses dois indicadores-chave de segurança alimentar. A demanda futura por alimentos é um fator-chave para o aumento necessário na produção de alimentos e os impactos associados às mudanças no uso da terra, biodiversidade e mudanças climáticas . A população em risco de fome é um indicador do número de pessoas que enfrentam insegurança alimentar crônica. Para lidar com essa incerteza, o pesquisador de Wageningen Michiel van Dijk e seus colegas conduziram uma revisão sistemática da literatura e meta-análise para avaliar a gama de projeções futuras de segurança alimentar global até 2050. 

Os resultados do estudo apoiam fortemente a visão de que a demanda por alimentos aumentará entre 35% e 56% durante o período 2010-2050. Isso se deve principalmente ao crescimento populacional, desenvolvimento econômico, urbanização e outros fatores. Essa variação é um pouco menor do que estudos anteriores, que estabeleceram que a produção de alimentos deveria dobrar. No entanto, o aumento esperado na demanda por alimentos ainda pode ter impactos negativos no meio ambiente e levar à perda de biodiversidade. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.