CI

Demanda por bens industriais sobe 3,6%

“Nas grandes categorias econômicas, o bom desempenho foi disseminado em dezembro"


Foto: Divulgação

O Indicador Ipea de Consumo Aparente de Bens Industriais, divulgado nesta quarta-feira (3) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, registrou crescimento de 3,6% em dezembro, quando comparado com o mês imediatamente anterior. “Esse resultado foi a oitava variação positiva seguida na margem. No quarto trimestre de 2020, houve aumento de 9,4%. Na comparação com dezembro de 2019, a alta foi de 20,1%”, indicou o Ipea. 

Além disso, o Indicador Ipea recuou 5,2% no acumulado do ano, enquanto a produção industrial caiu 4,5%, de acordo com a Pesquisa Industrial Mensal de Produção Física, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “O Indicador Ipea mede a demanda por bens industriais – definida como a produção industrial interna não exportada, acrescida das importações. Entre os componentes do consumo aparente, enquanto a produção de bens nacionais avançou 3,5%, as importações de bens industriais cresceram 17,3% em dezembro, frente ao mês anterior”, completa. 

“Nas grandes categorias econômicas, o bom desempenho foi disseminado em dezembro. A demanda por bens de capital, um dos componentes dos investimentos, aumentou 99,2%, principalmente por conta das importações de plataformas de petróleo, que totalizaram US$ 4,8 bilhões no período. Houve registro de alta tanto na demanda por bens intermediários (2,6%), como na demanda por bens de consumo duráveis (0,2%), e queda de 2,2% em relação aos bens semi e não duráveis. No geral, todos os segmentos apresentaram variação positiva na comparação com dezembro de 2019.”, conclui o instituto.  

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.