CI

Demanda por complexo soja vai estimular produção

A produção em 2020 deve ser maior do que a esperada, fechando em 125,8 milhões de toneladas


Foto: Divulgação

A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) divulgou, nesta quarta-feira (7), as projeções para o complexo soja em 2020 e o que se pode esperar para 2021. Segundo a entidade as estimativas para este ano foram elevadas.

A produção em 2020 deve ser maior do que a esperada, fechando em 125,8 milhões de toneladas, com processamento de 44,6 milhões de toneladas nesse ano. 

A crescente demanda pelos produtos do complexo soja nos mercados interno e externo também contribuirá para o aumento de produção no próximo ano. A projeção da Abiove é de crescimento de 4,7% na produção, chegando a 131,7 milhões de toneladas de soja.  A estimativa é menor do que projeta a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) que espera 133,6 milhões de toneladas, alta de 7,1%.

A produção de farelo de 2020 deve chegar a 33,9 milhões de toneladas nesse ano e a projeção para 2021 é de 34,6 milhões de toneladas. Para o óleo de soja é estimada produção de 8,9 milhões de toneladas este ano e 9,1 milhões no ano que vem.  

As estatísticas indicam também que a indústria já se ajustou para atender o crescimento da demanda doméstica durante o período de entressafra de soja e manutenção das fábricas, com aumento das importações de grãos e óleo que devem atingir esse ano 850 mil e 150 mil toneladas, respectivamente. Com o início da safra em janeiro e a projeção de novos recordes para 2021, o suprimento do mercado interno será normalizado. 
 
 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.