CI

Demanda por raças sintéticas deve puxar vendas na primavera

Na avaliação de leiloeiro rural, liquidez será o fator mais importante na tradicional temporada da pecuária


Na avaliação de leiloeiro rural, liquidez será o fator mais importante na tradicional temporada da pecuária

Após a Expointer, as atenções dos pecuaristas do Rio Grande do Sul se voltam para a tradicional temporada de primavera da pecuária gaúcha. A expectativa é positiva para este ano nas vendas de reprodutores. No ano passado, conforme dados do Sindicato dos Leiloeiros Rurais do Rio Grande do Sul (Sindiler/RS), o faturamento dos leilões realizados foi de R$ 75,12 milhões.

Segundo o leiloeiro rural e diretor da Trajano Silva Remates, Marcelo Silva, a perspectiva para as vendas que já iniciam na segunda quinzena de setembro é otimista. Salienta especialmente a busca pelas raças sintéticas, como Braford e Brangus, que vem atraindo compradores principalmente do centro do país, que buscam na genética gaúcha o melhoramento dos rebanhos. "Se nota uma busca acentuada pelos sintéticos, com uma demanda maior. Já nas britânicas esperamos uma procura maior pelo Angus", observa.

Para Silva, o mais importante no período de vendas será a liquidez na comercialização da oferta que será colocada em pista. Quanto às médias, o diretor da Trajano Silva Remates avalia que deverão ser entre 10% e 15% menores, independente da raça. "Quem tiver qualidade vai vender tudo, mas comparando com o ano passado, acreditamos que as médias serão menores", ressalta.

A Trajano Silva Remates realiza alguns dos principais leilões particulares da primavera. Abrindo as vendas na temporada, no dia 25 de setembro ocorre o tradicional leilão da GAP Genética em Uruguaiana. No dia 30 de setembro é a vez do Selo Racial em Quaraí. Depois a parada é em Bagé, com o Remate Premium São Jorge/Rio Negro no dia 10 de outubro e o leilão da Capanegra dia 11 de outubro. No dia 14 de outubro, em Uruguaiana, ocorre o Remate Anual Braford Aurora e Sossego. A leiloeira encerra suas vendas na primavera com o Leilão Bela Vista, em Santana do Livramento, no dia 18 de outubro.

Foto: Trajano Silva Remates/Divulgação
Texto: Nestor Tipa Júnior/AgroEffective

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.