CI

Dengue pode ter vacina graças aos transgênicos

Os pesquisadores usaram uma variedade de tabaco


Foto: Pixabay

Pesquisadores do Reino Unido usaram plantas geneticamente modificadas para produzir partículas semelhantes aos VLPs do vírus da dengue, um possível primeiro passo em direção a novas vacinas contra essa ameaça crescente. A equipe do grupo do professor George Lomonossoff no John Innes Center, em colaboração com Leaf Expression Systems, produziu VLPs do vírus da dengue sorotipo 1, um dos quatro sorotipos do vírus.

A dengue é um vírus patogênico transmitido por mosquitos pertencente à família Flaviviridae, que causa 390 milhões de infecções por ano. Uma vacina segura e eficaz é necessária devido a questões constantes sobre as vacinas candidatas existentes.

Os pesquisadores usaram uma variedade de tabaco ( Nicotiana benthamiana ) para expressar transitoriamente VLPs usando tecnologia pioneira no John Innes Center pelo professor Lomonossoff. Após extração e purificação, as VLPs mostraram estimular uma resposta imune ao vírus em experimentos com camundongos. "Este é o primeiro de muitos passos no caminho para fazer vacinas contra a dengue em plantas", disse o autor correspondente, Dr. Hadrien Peyret, do John Innes Center.

O uso do metabolismo vegetal para produzir essas moléculas valiosas oferece potencialmente uma solução acessível e de baixa tecnologia para o desenvolvimento de vacinas. As VLPs são verdadeiras imitações do vírus que contém a capa protéica, mas sem o material infeccioso. Isso como base para uma vacina é suficiente para treinar o sistema imunológico sem causar uma infecção.

As partículas semelhantes a vírus (VLPs) para vírus sem envelope podem, na maioria dos casos, ser facilmente produzidas em plantas usando tecnologia de expressão transiente. Também se sabia que as VLPs do vírus da gripe com envelope poderiam ser produzidas em plantas usando esta tecnologia.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.