CI

Denúncia de aftosa veio do Paraguai há um mês


A denúncia de suposto foco de febre aftosa na região de Paranhos partiu do Paraguai, garante o secretário estadual de Produção e Turismo, Dagoberto Nogueira. Segundo ele, o caso foi repassado de forma anônima, há cerca de 30 dias, diretamente ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em Brasília (DF).

Dagoberto não confirma mas sugere uma espécie de revanche paraguaia no caso. Ele diz que 15 dias antes desta denúncia o Brasil apontou suposto foco da doença em terras paraguaias, durante reunião entre representantes dos dois países em Foz do Iguaçu (PR).

Por este motivo, Dagoberto diz que a denúncia é “estranha” e o serviço de inteligência do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) está investigando a origem do rebanho examinado por suspeita de estar com a doença.

O secretário não revela a localidade exata, mas diz que a fazenda pertence a um brasiguaio (brasileiro radicado no Paraguai), tem sede no Brasil, entre 20 e 25 hectares em solo brasileiro e mil hectares no país vizinho.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.