CI

Depois de quase 15 anos, Serra Talhada volta a cultivar algodão em PE

Infestação do bicudo havia suspendido cultivo da pluma



A Prefeitura de Serra Talhada, em Pernambuco, voltou a apostar na cultura do algodão, que até os anos de 1990, foi o principal responsável pelo desenvolvimento econômico da cidade. O cultivo foi suspenso na região devido à infestação de pragas como o bicudo-do-algodoeiro e lagartas (em menor proporção).

Mesmo sem ter erradicado a praga, a Prefeitura de Serra Talhada tem incentivado os produtores oferecendo desde a assistência técnica, preparo da terra, armazenamento da pluma e até mesmo a compra do produto final. A Embrapa também tem auxiliado nas técnicas desenvolvidas.

Na sua primeira experiência, quando foi cultivado apenas 1 hectare, a colheita foi de 800 quilos de algodão, isto devido a estiagem que assolou a região no ano de 2013. Mesmo assim, destes 800 quilos colhidos, depois de beneficiado, renderam cerca de 400 quilos de sementes que foram distribuídas com 50 produtores do município.

Segundo informou José Pereira, Secretário de Agricultura local, ao todo foram cultivados exatos 50 hectares, o que, na expectativa da Secretaria, na pior das hipóteses resultará na produção de 50 toneladas de algodão. “Foi um salto extraordinário, se levarmos em conta que o ano passado colhemos apenas 800 quilos, é um grande avanço, e com certeza agora em 2015 estaremos cultivando algodão em toda território municipal”, ressalta. 

Apesar do “inverno” sertanejo ter ficado abaixo do desejado pelos agricultores, todo algodão plantado nos 50 hectares no município brotou e já começa a “florar”, anunciando uma safra logo em breve. De acordo com os agricultores, até o final do próximo mês de agosto toda produção estará sendo colhida e a prefeitura já começa a preparar o local para o “descaroçamento”, através da sua usina que ficará localizada no Distrito de Santa Rita.

Confirmando-se a expectativa mínima da Secretaria, de 50 toneladas de algodão, o Governo Municipal terá em suas mãos algo em torno de 20 mil quilos de sementes, isto significa que deverão serem cultivados pelo menos 2.500 hectares em 2015, com uma projeção para uma produção de mais de 2 mil toneladas de algodão.

Com informações da Prefeitura de Serra Talhada

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.