Deputado diz que produção vertical é a solução para agricultura sustentável
CI
Agronegócio

Deputado diz que produção vertical é a solução para agricultura sustentável

É preciso aumentar a eficiência para produzir mais nas mesmas áreas, explica Duarte Nogueira
Por:
É preciso aumentar a eficiência para produzir mais alimentos nas mesmas áreas, explica Duarte Nogueira

O deputado Duarte Nogueira (PSDB-SP) disse na manhã desta terça-feira (19) que a solução para produzir alimentos e, ao mesmo tempo, preservar o meio ambiente é verticalizar a produção. O parlamentar participa de uma discussão na Rio+20 sobre agronegócio e sustentabilidade. “Não podemos concluir a Rio+20 apenas apresentando velhos problemas. Nossa tarefa é buscar novas soluções e, a solução da agricultura passa pelo reconhecimento de que não poderemos aumentar as áreas plantadas com a rotina necessária. Teremos que verticalizar nossa produção, aumentar a eficiência e a produtividade sem a necessidade de novas extensões de área.“

Se por um lado, a agricultura é acusada de gerar grandes impactos no meio ambiente, por outro lado ela tem a responsabilidade de produzir alimentos para uma população cada vez maior. “Nos últimos 20 anos, a população mundial aumentou de 5,5 bilhões para 7 bilhões. E 1 bilhão dessas pessoas ainda passam fome”, contabiliza o parlamentar.

É claro que a agropecuária gera impacto no meio ambiente, diz Nogueira. “Para produzir e colher é preciso usar o solo, a água, o ar, mas é claro que temos de fazer isso com sustentabilidade para não impactar [o meio ambiente] de maneira que comprometa as gerações futuras.”

O problema é que os estoques de alimentos não acompanham a demanda do consumo mundial. “O Brasil é um dos maiores produtores de alimentos do mundo e tem mais de 60% do território coberto por florestas intactas. Temos um ativo ambiental importantíssimo que precisa ser preservado, mas ao mesmo tempo temos a responsabilidade com o abastecimento da nossa população e um importante papel exportador.”

Segundo Nogueira, é possível produzir carne e grãos e, ao mesmo tempo, preservar os ativos ambientais. Basta fornecer os meios e as tecnologias adequadas aos produtores. O deputado, no entanto, reconhece que nem todos os produtores brasileiros pensam assim.
 
Edição – Natalia Doederlein

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink