CI

Deputado federal do RS pede que Proagro atenda lavouras transgênicas


Preocupado com a forte estiagem que atinge as lavouras de soja no Rio Grande do Sul, o deputado federal Luis Carlos Heinze (PP-RS), em audiência com o Ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, solicitou a adoção de medidas urgentes para que o Proagro (Programa de Garantia da Atividade Agrícola) cubra possíveis prejuízos nas lavouras cultivadas com sementes de soja geneticamente modificadas.

A solicitação do deputado é em razão de que o Ministério da Agricultura define que só poderão constar do Zoneamento Agrícola as cultivares que estejam devidamente inscritas no Registro Nacional de Cultivares. O que não ocorre com as sementes transgênicas que foram multiplicadas a partir de cultivares desenvolvidas fora do País.

O deputado disse ser necessária a urgente determinação de medidas que visem proteger o produtor rural. “A maior parte da soja cultivada no Rio Grande do Sul é transgênica. O produtor não pode ficar desprotegido”, afirmou o deputado. Segundo o parlamentar a forte estiagem que atinge o Rio Grande do Sul nos últimos meses já comprometeu cerca de 30% da produção de soja do estado.

Heinze lembrou ainda, que de acordo com a Defesa Civil, 34 municípios gaúchos já decretaram estado de emergência. “Os produtores de soja foram os mais afetados. Eles não podem ficar desprotegidos. O Proagro é o único seguro que os produtores podem contar”, destacou.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.