CI

Deputado pede intervenção em conflito de terra no Paraguai

"A mão forte do governo brasileiro pode resolver essa questão", disse Carlos Alberto Leréia


"O presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, deputado Carlos Alberto Leréia (PSDB-GO), pediu a intervenção do governo brasileiro para resolver a tensão provocada por grupos de sem-terra paraguaios que ameaçam invadir áreas exploradas por brasileiros naquele país. O parlamentar enviou documento ao ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, com a solicitação.

Desde o dia 23 de janeiro, os brasiguaios, como são conhecidos os produtores brasileiros que vivem no Paraguai, e os sem-terra estão em conflito na região de Santa Rosa del Monday, no Alto Paraná. O movimento alega que as terras foram ocupadas irregularmente pelos brasileiros.

Carlos Alberto Leréia afirma que os produtores brasileiros são responsáveis por quase toda a produção agrícola do Paraguai. "O governo brasileiro tem que cobrar do governo paraguaio proteção a esses brasileiros que lá estão, através da negociação, para que eles não vivam lá um terror”, disse. “Você ser ameaçado de ter os seus bens tomados é algo inaceitável. Portanto, a mão forte do governo brasileiro pode resolver essa questão.”

O vice-presidente do Parlamento do Mercosul (Parlasul), deputado Dr. Rosinha (PT-PR), lembra que o ex-presidente Alfredo Stroessner, que governou o Paraguai durante o período de ditadura (1954-1989), ofereceu terras para os brasileiros com o objetivo de desenvolver a agricultura paraguaia.

"Se a terra foi oferecida por concessão ou por venda, de toda maneira foi legal. E é essa legalidade hoje que uma parte da sociedade paraguaia questiona, e sempre tem conflitos”, explica o deputado. “E os conflitos às vezes são bastante violentos: brasileiros tendo suas casas queimadas, suas plantações destruídas.”
Dr. Rosinha acrescenta que, como as terras foram dadas durante a ditadura e sem nenhuma documentação, há dificuldade de reconhecimento delas.

Em pronunciamento no início da semana, o presidente do Paraguai, Fernando Lugo, disse que seu governo rejeita atos violentos e orientou a polícia a assegurar a ordem na região de fronteira. A Justiça paraguaia também determinou a reintegração de posse, para os brasileiros, das terras invadidas.

O assunto será um dos temas discutidos nesta quinta-feira (9) em reunião da Representação Brasileira no Parlasul.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.