Deputados conhecem pesquisa da soja


Agronegócio

Deputados conhecem pesquisa da soja

Por:
1 acessos

Os deputados da Comissão de Agricultura da Assembléia Legislativa estiveram reunidos ontem, na Embrapa Trigo, em Passo Fundo, para conhecer as pesquisas que empresa vem fazendo sobre o cultivo de variedades de soja transgênica. O coordenador e pesquisador da Embrapa, Benami Bacaltchuk disse aos deputados que 'todas as pesquisas feitas comprovam que o produto transgênico traz benefícios para o agricultor e não causa danos ao meio ambiente ou ao consumidor'.

O presidente da comissão, deputado Jerônimo Ghergen, disse que as informações colhidas na reunião serão remetidas para as esferas federais competentes, que podem decidir sobre o assunto. Ele destacou que o objetivo da Assembléia Legislativa é dar maior enfoque ao debate científico do que ao político sobre a transgenia. Para Ghergen, está na hora de apresentar, de forma racional, o resultado de pesquisas que apresentem os benefícios e malefícios do produto, para daí sim se adotar uma medida.

O deputado Heitor Schuch salientou a importância da Embrapa produzir a semente transgênica a ser utilizada pelos agricultores. 'A semente da Embrapa vai ser, certamente, muito mais segura do que a que foi utilizada nesta safra, que era contrabandeada da Argentina. Para ele, a palavra dos pesquisadores vale muito mais do que um discurso apaixonado de quem é contra ou a favor, sem o devido conhecimento. O deputado Pedro Westphalen defende que o plantio e a pesquisa devem continuar, pois estaria provado que os produtos transgênicos 'não causam danos à saúde'.

A comissão vai apresentar, na Assembléia Legislativa, os resultados das pesquisas da Embrapa que mostram que o país tem condições de dominar essa tecnologia sem depender de multinacionais. Para Bacaltchuck, 'dá-se mais valor ao que a Monsanto possa ganhar, e em contrapartida, esquece-se o que o produtor está perdendo'.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink