CI

Deputados conhecem pesquisa da soja


Os deputados da Comissão de Agricultura da Assembléia Legislativa estiveram reunidos ontem, na Embrapa Trigo, em Passo Fundo, para conhecer as pesquisas que empresa vem fazendo sobre o cultivo de variedades de soja transgênica. O coordenador e pesquisador da Embrapa, Benami Bacaltchuk disse aos deputados que 'todas as pesquisas feitas comprovam que o produto transgênico traz benefícios para o agricultor e não causa danos ao meio ambiente ou ao consumidor'.

O presidente da comissão, deputado Jerônimo Ghergen, disse que as informações colhidas na reunião serão remetidas para as esferas federais competentes, que podem decidir sobre o assunto. Ele destacou que o objetivo da Assembléia Legislativa é dar maior enfoque ao debate científico do que ao político sobre a transgenia. Para Ghergen, está na hora de apresentar, de forma racional, o resultado de pesquisas que apresentem os benefícios e malefícios do produto, para daí sim se adotar uma medida.

O deputado Heitor Schuch salientou a importância da Embrapa produzir a semente transgênica a ser utilizada pelos agricultores. 'A semente da Embrapa vai ser, certamente, muito mais segura do que a que foi utilizada nesta safra, que era contrabandeada da Argentina. Para ele, a palavra dos pesquisadores vale muito mais do que um discurso apaixonado de quem é contra ou a favor, sem o devido conhecimento. O deputado Pedro Westphalen defende que o plantio e a pesquisa devem continuar, pois estaria provado que os produtos transgênicos 'não causam danos à saúde'.

A comissão vai apresentar, na Assembléia Legislativa, os resultados das pesquisas da Embrapa que mostram que o país tem condições de dominar essa tecnologia sem depender de multinacionais. Para Bacaltchuck, 'dá-se mais valor ao que a Monsanto possa ganhar, e em contrapartida, esquece-se o que o produtor está perdendo'.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.