CI

Deputados vão debater potencial produtivo de caprinos e ovinos

O objetivo do debate é discutir os rumos dessa cadeia que, apesar do potencial na geração de empregos e renda, experimenta uma estagnação da produção nacional


A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Capadr) aprovou nessa quarta-feira (08-08, o requerimento da deputada Jusmari Olveira (PR-BA) para a realização de uma audiência pública sobre a situação da cadeia da caprinovinocultura no Brasil. Ainda sem data definida, o objetivo do debate é discutir os rumos dessa cadeia que, apesar do potencial na geração de empregos e renda, experimenta uma estagnação da produção nacional.

Para Jusmari, o problema é que o setor produtivo primário não está conseguindo ser um grande agente de transformação da realidade sócio-econômica nas zonas de produção. “É necessário identificar as principais limitações e estabelecer políticas públicas específicas, que viabilizem o fortalecimento, a reestruturação e a integração da produção”, defende a deputada.

O rebanho nacional de ovinos está em torno de 14 milhões e o de caprinos 10 milhões. A deputada informa que o consumo nacional de carnes das espécies caprinas e ovinas no Brasil está abaixo de 1Kg/hab/ano, sendo limitado pela oferta interna irregular ao longo do ano. O país importa 17% da carne consumida.

“No Brasil existe uma grande expectativa de crescimento e expansão da atividade, com potencial de se alcançar em poucos anos um dos maiores rebanhos comerciais do mundo. A demanda mundial é crescente e isso significa uma grande oportunidade de produzir e ofertar produtos de qualidade, ecologicamente corretos”, justifica a ruralista. As informações são da assessoria de imprensa da Famato.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.