CI

Deputados vão propor programa de correção de solos no plano de safra

“A nova linha precisa ser atrativa e de fácil acesso ao agricultor”, define Heinze


Um grupo de parlamentares coordenados pelo deputado federal Luis Carlos Heinze (PP/RS) irá apresentar ao Ministério da Agricultura uma proposta para criação de um programa de correção de solos para ser incluído no plano de safra 2011/12, que será anunciado pelo governo ainda neste mês. A decisão foi tomada durante audiência pública realizada na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados no dia 31 de maio para debater a necessidade de implantação de políticas de apoio e incentivo ao uso do calcário agrícola.

De acordo com Heinze, a correta correção da acidez do solo diminui a necessidade de aplicação de fertilizantes e contribui para reduzir os custos de produção agrícola e pecuário. O parlamentar defende que o governo precisa incentivar a técnica da calagem por meio de um programa de apoio com taxas de juros e prazos compatíveis com a realidade do produtor rural. “A nova linha precisa ser atrativa e de fácil acesso ao agricultor”, define.

O encontro, sugerido pelo deputado Heinze, faz parte das comemorações do Dia Nacional do Calcário, instituído pela lei federal 12.389/11, de autoria do parlamentar, e reuniu representantes dos ministérios da Agricultura, Fazenda, Planejamento, Desenvolvimento Agrário e Casa Civil, além de produtores e indústrias de calcário. Também participaram como debatedores o chefe da Embrapa Cerrados, Wenceslau Goedert; o presidente da Associação Brasileira das Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural - Asbraer - Júlio Zoé de Brito; o diretor-executivo da Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado de Santa Catarina – Fecoagro, Ivan Ramos; e o presidente e o diretor-executivo da Associação Brasileira dos Produtores de Calcário Agrícola – Abracal, Oscar Raabe e Fernando Carlos Becker, respectivamente.

SECRETARIA DE POLÍTICA AGRÍCOLA: Antes da audiência pública, o deputado Luis Carlos Heinze, dirigentes da Abracal e dos sindicatos estaduais das indústrias de calcário se reuniram com o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, José Carlos Vaz, para apresentar as demandas do setor e as necessidades de cada região do país. Vaz garantiu que apoiará a iniciativa do deputado Heinze e sugeriu reuniões mais freqüentes para debater o tema.

BANCO DO BRASIL: No final da tarde o grupo também participou de um encontro com o diretor de agronegócios do Banco do Brasil, Ives Fülber. Heinze propôs que a instituição promova uma campanha publicitária nos extratos bancários dos produtores rurais sugerindo o uso correto do calcário nas lavouras.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.