Deputados vão propor programa de correção de solos no plano de safra

Agronegócio

Deputados vão propor programa de correção de solos no plano de safra

“A nova linha precisa ser atrativa e de fácil acesso ao agricultor”, define Heinze
Por:
1818 acessos
Um grupo de parlamentares coordenados pelo deputado federal Luis Carlos Heinze (PP/RS) irá apresentar ao Ministério da Agricultura uma proposta para criação de um programa de correção de solos para ser incluído no plano de safra 2011/12, que será anunciado pelo governo ainda neste mês. A decisão foi tomada durante audiência pública realizada na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados no dia 31 de maio para debater a necessidade de implantação de políticas de apoio e incentivo ao uso do calcário agrícola.

De acordo com Heinze, a correta correção da acidez do solo diminui a necessidade de aplicação de fertilizantes e contribui para reduzir os custos de produção agrícola e pecuário. O parlamentar defende que o governo precisa incentivar a técnica da calagem por meio de um programa de apoio com taxas de juros e prazos compatíveis com a realidade do produtor rural. “A nova linha precisa ser atrativa e de fácil acesso ao agricultor”, define.

O encontro, sugerido pelo deputado Heinze, faz parte das comemorações do Dia Nacional do Calcário, instituído pela lei federal 12.389/11, de autoria do parlamentar, e reuniu representantes dos ministérios da Agricultura, Fazenda, Planejamento, Desenvolvimento Agrário e Casa Civil, além de produtores e indústrias de calcário. Também participaram como debatedores o chefe da Embrapa Cerrados, Wenceslau Goedert; o presidente da Associação Brasileira das Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural - Asbraer - Júlio Zoé de Brito; o diretor-executivo da Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado de Santa Catarina – Fecoagro, Ivan Ramos; e o presidente e o diretor-executivo da Associação Brasileira dos Produtores de Calcário Agrícola – Abracal, Oscar Raabe e Fernando Carlos Becker, respectivamente.

SECRETARIA DE POLÍTICA AGRÍCOLA: Antes da audiência pública, o deputado Luis Carlos Heinze, dirigentes da Abracal e dos sindicatos estaduais das indústrias de calcário se reuniram com o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, José Carlos Vaz, para apresentar as demandas do setor e as necessidades de cada região do país. Vaz garantiu que apoiará a iniciativa do deputado Heinze e sugeriu reuniões mais freqüentes para debater o tema.

BANCO DO BRASIL: No final da tarde o grupo também participou de um encontro com o diretor de agronegócios do Banco do Brasil, Ives Fülber. Heinze propôs que a instituição promova uma campanha publicitária nos extratos bancários dos produtores rurais sugerindo o uso correto do calcário nas lavouras.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink