CI

Desafio em 2013 é incrementar renda dos pequenos e médios pecuaristas

Pastos estão degradados e não há recursos para as reformas necessárias


Incrementar a renda dos pequenos e médios pecuaristas em Mato Grosso é um dos desafios a serem cumpridos durante o ano de 2013, afirma o secretário adjunto de Pecuária e Abastecimento da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), Luiz Carlos Alécio.


“Os pequenos e médios criadores estão, sobretudo nos últimos 2 anos, muito descapitalizados. Estão vendendo ou arrendando suas áreas para a agricultura. Os pastos estão degradados e não há recursos para as reformas necessárias”, explica o secretário adjunto.


Alécio acrescenta que nos últimos 3 anos a pecuária perdeu mais de 1,5 milhão de hectares para lavouras e que, se o caminho continuar o mesmo, mais 1 milhão será perdido até o próximo ano.

O secretário adjunto da Sedraf lamenta que os pecuaristas necessitam de crédito, que existe verba disponível, mas há problemas com a compatibilidade do crédito oferecido.

É reclamação recorrente do setor que as atuais linhas de crédito não são compatíveis com a atividade, que tem um ciclo bem mais longo que a agricultura para obter retorno.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.