CI

Desafio Sebrae 2011 abordará produção sustentável

O tema da disputa este ano é “Veículos Sustentáveis”


A inscrição custa R$ 50,00 e pode ser feita pelo www.desafio.sebrae.com.br. O tema da disputa este ano é “Veículos Sustentáveis”

Inovação, competitividade e sustentabilidade. Esses são os temas que marcarão o Desafio Sebrae 2011, que deu a largada nesta quarta, dia 6, para mais um jogo entre universitários de todo o país. Com o tema “Veículos Sustentáveis”, os jovens terão que vivenciar o dia a dia de uma empresa e gerenciar um negócio. As inscrições poderão ser feitas pelo www.desafio.sebrae.com.br, até o dia 11 de maio. O valor é de R$ 50,00 por equipe.

Entre as novidades, a 12ª edição do jogo terá mais inovações na plataforma tecnológica, com o uso das redes sociais, permitindo, por exemplo, que as inscrições possam ser feitas por IPads. Outras ações pontuais serão palestras nas instituições de ensino e efetivamente divulgar a experiência das equipes que participaram da competição para estimular os demais estudantes. Além disso, os professores também terão a oportunidade de vivenciar o jogo para conhecer a ferramenta. No dia 14 de abril será realizado um game exclusivo no Hotel Bristol, em Camburi, Vitória.

O tema escolhido a cada ano visa a despertar o interesse dos participantes sobre as características de um determinado setor da economia. O Desafio Sebrae 2011 propõe administrar uma fábrica de bicicletas que respeite o princípio: negócio comprometido com o lucro, mas igualmente com a responsabilidade ambiental e social.
Em 2009, o Espírito Santo registrou aproximadamente a participação 3.117 universitários. No ano seguinte, o número pulou para mais de 4.600 alunos. Para este ano, a expectativa é que o número cresça ainda mais. O Estado teve duas equipes vencedoras na etapa nacional e internacional em 2007 e 2009, do curso de Engenharia, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Entenda o Desafio

O Desafio Sebrae é um jogo virtual que simula o dia a dia de uma empresa. Durante aproximadamente seis meses, universitários de todo o país, organizados em equipes, testam sua capacidade de administrar um negócio, tomar decisões e trabalhar em conjunto. O objetivo é disseminar a cultura empreendedora para que busquem caminhos para o começo de sua vida profissional.

O jogo difunde conceitos de competitividade, ética e associativismo e desenvolve a capacidade gerencial em pequenos e médios negócios. Podem participar estudantes de cursos de graduação e tecnólogos em instituições de ensino superior credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC), que estejam, na data da inscrição, com a matrícula ativa no primeiro semestre de 2011.

O Desafio Sebrae é desenvolvido por meio da parceria entre o Sebrae e o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Coppe/UFRJ. Desde sua criação em 2000, o número de inscrições só evoluiu, saltando de 800 para cerca de 158 mil em 2010. Até hoje, participaram do jogo 800 mil estudantes. A meta é fazer com que esse número chegue a 1 milhão em 2011.

As informações são da assessoria de imprensa do Sebrae-ES.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.