Desafios na produção nacional da maçã são tema de reportagem da Rádio Senado

Agronegócio

Desafios na produção nacional da maçã são tema de reportagem da Rádio Senado

A maçã faz parte de uma cadeia produtiva que movimenta cerca de R$ 6 bilhões por ano no país
Por:
1502 acessos

A maçã faz parte de uma cadeia produtiva que movimenta cerca de R$ 6 bilhões por ano no país. O Brasil é o 12º produtor mundial da fruta. Em consumo, ela só perde para a banana e a laranja. Os desafios da produção nacional e os muitos simbolismos da maçã serão contados na reportagem especial da Rádio Senado “A maçã nossa de cada dia”, do jornalista Rodrigo Resende, que vai ao ar nesta sexta-feira (21).

Um dos riscos enfrentados no Brasil pelo setor de produção de maçãs é a concorrência com frutas importadas que, muitas vezes, entram no país sem a devida inspeção sanitária. O ministro da agricultura, Blairo Maggi, já disse aos produtores que não haverá importação de maçãs da China.

A senadora Ana Amélia (PP-RS), durante audiência pública em setembro, em São Joaquim (SC), destacou que essa medida incentiva a produção nacional. A senadora alertou, no entanto, que é sempre necessário ter cuidado com a chamada triangulação: “Você pode proibir da China, mas a China pode mandar sua maçã para um outro país da Ásia e esse produto entra aqui. Esse também é um outro risco”.

A reportagem especial conta com a participação de produtores, pesquisadores e pessoas envolvidas de alguma forma com o simbolismo que a fruta representa. A nutricionista Adriana Nunes conta também os benefícios da maçã para a saúde.

Dia e horário: sexta (21), às 18h. Reprises sábado (22), às 10h, e domingo (23), às 17h.

Para sintonizar: Brasília (91,7 MHz), Cuiabá (102,5),  João Pessoa (106,5), Natal (106,9), Fortaleza (103,3), São Luís (96,9), Teresina (104,5), Manaus (106,9), Macapá (93,9), Rio Branco (100,9).

Pela internet: A reportagem fica disponível na página da Rádio Senado (acesse aqui)


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink