Descoberta nova espécie de aranha

“Escolhi o nome de Ocrepeira klamt"

Foto: Divulgação

Durante uma estadia de pesquisa nas terras altas da Colômbia conduzida como parte de seu doutorado, Charlotte Hopfe, Ph.D. no grupo de pesquisa de Biomateriais da Universidade de Bayreuth, descobriu e descreveu zoologicamente uma nova espécie de aranha. Os aracnídeos até então desconhecidos são nativos da cordilheira central, não muito longe da costa do Pacífico, a uma altitude de mais de 3.500 metros acima do nível do mar. Na revista PLOS ONE, a cientista de Bayreuth apresenta a aranha que ela chamou de Ocrepeira klamt.

“Escolhi o nome de Ocrepeira klamt em homenagem a Ulrike Klamt, minha professora de alemão no ensino médio. O entusiasmo com que segue a sua profissão e o interesse que demonstra pelos alunos e pela literatura são uma inspiração para mim”, afirma Charlotte Hopfe.

A cordilheira colombiana é famosa por sua grande variedade de espécies. Os habitats dessas espécies estão distribuídos em altitudes com condições climáticas, vegetais e ecossistemas muito diferentes. O pesquisador da Bayreuth coletou e determinou zoologicamente espécimes de mais de 100 espécies de aranhas nesses habitats. Ao fazer isso, ele estava principalmente em uma região que só era acessível a pesquisadores desde o fim da guerra civil na Colômbia em 2016.

Ela descobriu a nova aranha, que difere das espécies aparentadas na surpreendente estrutura de seus órgãos reprodutivos, em altitudes de mais de 3.500 metros acima do nível do mar. Na identificação deste e de muitos outros espécimes de aranha, Hopfe recebeu valioso apoio de pesquisadores da Universidad del Valle em Cali, Colômbia, com quem a Universidade de Bayreuth tem uma cooperação de pesquisa. A Colômbia foi identificada como um país prioritário na estratégia de internacionalização da Universidade de Bayreuth, por isso mantém laços estreitos com várias universidades colombianas.