CI

Descoberta nova forma eficaz de tratar greening

Tratamento é feito à base de nutrientes e bioestimulantes


Um grupo de pesquisadores da empresa Conplant, focada em nutrição e fisiologia da plantas, em parceria com a empresa Allplant, do setor de fertilizantes, desenvolveram o manejo fisiológico do greening ou huanglongbing/HLB. A técnica controla o desenvolvimento do greening e também implanta novos pomares em áreas contaminadas.

Os pesquisadores que o novo tratamento não evita o aparecimento da doença. “É um conjunto de ações baseado em nutrição, estimulantes vegetais e manejo de solo, que previne o desenvolvimento da severidade da doença e evita que ela cause grandes danos e prejuízos às plantas”, explica o engenheiro agrônomo, Camilo Lázaro Medina, pesquisador da Conplant e líder do desenvolvimento do manejo fisiológico do greening.

De acordo com a Conplant, foram mais de 10 anos de pesquisa para o desenvolvimento do tratamento à base de nutrientes e bioestimulantes, sendo aplicado com sucesso em São Paulo, Paraná e Minas Gerais.

O pesquisador Camilo Medina conta que “os pomares que recebem o tratamento, além do controle da doença, apresentam aumento da produtividade, pois, o manejo, além de agir nas plantas sintomáticas, oferece nutrientes que também ajudam as plantas sadias”.

Somente neste ano, 32 milhões de árvores foram afetadas pela doença em São Paulo e Minas Gerais ou 16,73% da produção total de cítricos. A doença afeta quase todas as regiões produtoras de citros do mundo e também coloca em risco a citricultura brasileira. No caso da Flórida, nos Estados Unidos, o efeito foi devastador.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.